Loures limpa cursos de água para prevenir cheias

Foto
A autarquia já efectuou trabalhos de limpeza e desobstrução de linhas de água em várias freguesias, numa extensão total de 2800 metros DR

A Câmara de Loures está a proceder à limpeza dos cursos de água, sarjetas e sumidouros do concelho, de modo a começar já a prevenir as cheias das primeiras chuvas do Inverno. Já no ano passado a autarquia tinha efectuado este trabalho de prevenção, minimizando assim, de acordo com o Gabinete de Comunicação Social da autarquia, situações como as que aconteceram noutros pontos do país.

"O ano passado só tivemos alguns casos pontuais, face ao que ocorreu em todo o país. Há um trabalho de planeamento que começa no início do Verão, tal como fazemos com os incêndios que começam a ser prevenidos no Inverno, de modo a que não haja grandes surpresas depois", explicou ao PUBLICO.PT um assessor da Câmara.Até agora, a autarquia já efectuou trabalhos de limpeza e desobstrução de linhas de água nas freguesias de Loures, Santo António dos Cavaleiros e Santo Antão do Tojal, numa extensão total de 2800 metros. Nomeadamente já foram limpos a linha de água da Flamenga, em Santo António dos Cavaleiros, a linha de água a jusante da Louresford, a linha de água da Quinta do Regedor, a Ribeira da Mealhada, a linha de água do Infantado, a Ribeira de Santa Ana e a Ribeira do Sacouto, em Loures, a Ribeira de Manjoeira e a linha de água da Quinta das Inglesas, em Santo Antão do Tojal, os Açudes da Estrada Nacional 10, a linha de água junto da Scania, em Santa Iria da Azóia, a Ribeira do Mocho, junto ao estaleiro da Junta de Freguesia de Sacavém, a linha de água da Varzinha, em Frielas, a linha de água do Bairro da Torre, em Camarate e a vala de drenagem em São João da Talha.
Para os trabalhos de limpeza, a autarquia conta com os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Loures, que destacaram cerca de uma dezana de trabalhadores para este trabalho, sendo ajudados por 280 cantoneiros, dependentes das juntas de freguesia do concelho, que colaboram na desobstrução de sarjetas e sumidouros.
A edilidade conta ainda proceder à limpeza de mais 2600 metros de cursos de água, nas freguesias de Unhos, S.Julião do Tojal, Loures e Bucelas, nomeadamente em locais como a Ribeira de Sete Casas, a Ribeira das Romeiras e a Ribeira da Mealhada, entre outros.
Também a Associação de Beneficiários da Várzea de Loures, mediante a atribuição de um subsídio municipal de 6800 contos (34 mil euros), está a realizar a limpeza de um troço de 900 metros no Rio de Loures, junto à ponte, e inicia, ainda este mês, o desassoreamento de mil metros do Rio Trancão no perímetro urbano de Bucelas.
Os trabalhos de limpeza representam na totalidade um investimento que ronda os 35 mil contos (175 mil euros).

Sugerir correcção
Comentar