Roménia espera convite para integrar NATO no próximo ano

Foto
Ion Iliescu afirma que a «Roménia já provou ser um parceiro fiável» da NATO Radu Sigheti/Reuters

"A Roménia já provou ser um parceiro fiável da Aliança do Atlântico Norte" pelo que espera ser convidada para integrar a organização durante a cimeira de 2002, afirma o chefe de Estado romeno na missiva a Bush."A Roménia é o segundo país da Europa Central em superfície e pensamos que a sua dimensão e a sua importância estratégica são argumentos que devem ser tomados em conta no processo de alargamento da NATO", escreve ainda Iliescu.
O Presidente da Roménia sublinha ainda que a cidade de Praga, que acolhe a cimeira da NATO do próximo ano, reveste-se de uma "conotação história particular" para Bucareste. "Trata-se da cidade para onde a Roménia foi convidada em 1968, juntamente com os outros membros do Pacto de Varsóvia, a enviar as suas tropas a fim de esmagar a 'Primavera de Praga'. A Roménia não só rejeitou este convite como condenou a intervenção soviética", lembra agora o chefe de Estado.
"A NATO prepara-se para fazer outro tipo de convite para 2002, um convite a favor dos valores democráticos e de uma Europa unida, graças à adesão na Aliança Atlântica. Asseguro-vos que ficaremos felizes e prontos a honrar esse convite", conclui Iliescu.
O Presidente norte-americano anunciou na passada sexta-feira, durante uma visita à Polónia, que os Estados Unidos "estão prontos para tomar decisões concretas e históricas com os seus aliados para avançar com o processo de alargamento da NATO" durante a cimeira de 2002.

Sugerir correcção
Comentar