Exposição Mundial Canina 2001 no Porto

Foto
A Exponor, no Porto, vai receber a partir de amanhã 290 raças caninas, provenientes de 48 países dos cinco continentes DR

A exposição é organizada pelo Clube Português de Canicultura e vai reunir pela primeira vez os mais belos exemplares em Portugal com o objectivo de eleger o campeão mundial de beleza. O cenário escolhido para o evento foi a Feira Internacional do Porto - Exponor - que abre as portas a 290 raças caninas, provenientes de 48 países dos cinco continentes, das 331 raças oficialmente reconhecidas pela Federação Cinológica Internacional (FCI).
Ao longo dos três dias, os sete mil cães serão julgados por 82 juízes de 25 países e de cada uma das 290 raças caninas sairá vencedor um macho e uma fêmea com o título de campeão mundial de beleza, ou seja, serão entregues na Exponor 580 títulos.
Além de algumas raças pouco frequentes em Portugal, as que registam maior número de inscrições na Exposição deste ano são os Rottweilers (196), os Caniches (170), os Boxers (153), os Golden Retrievers (158), os Dogues Alemães (155), os Huskies Siberianos (141), Cocker Spaniels (136) e os Staffordshire Terriers (131).
Também as raças caninas portuguesas estarão bem representadas. Com mais de 250 cães, entre os quais vários provenientes de países da Europa e dos Estados Unidos da América, o Cão Serra da Estrela é a raça nacional com maior número de exemplares inscritos (73), seguindo-se o Cão de Fila de São Miguel (42), o Cão da Serra de Aires (37), o Podengo (30), o Cão de Água (29), o Cão de Castro Laboreiro e Perdigueiro Português (ambas com 16) e Rafeiro do Alentejo (6).
Além da importância que terá para a canicultura portuguesa, a realização em Portugal da Exposição Mundial Canina 2001 será ainda "um importante factor de divulgação e promoção da imagem do país, assim como da economia e turismo da região onde decorre", disse Rui Araújo, elemento da organização, citado pela Lusa.

Sugerir correcção
Comentar