Noite de confrontos raciais entre jovens de Leeds e agentes policiais
A violência começou às 22h00 de ontem, depois de um impasse nas ruas entre a polícia e jovens de origem asiática, que tudo indica ter sido uma manifestação contra a prisão de um homem de origem asiática há dois dias. A situação começou a piorar e a polícia anti-motim foi chamada para conter os confrontos, que se seguem aos conflitos raciais de Oldham do último fim-de-semana de Maio. No entanto, e apesar da noite agitada ter sido marcada pela presença de dezenas de jovens asiáticos nas ruas, lutando com a polícia, a população defende que a violência não teve motivos raciais, cita a BBC Online.
A detenção de um homem natural do Bangladesh, no domingo, enfureceu a comunidade asiática de Harehills, porque terá sido usado gás e violência na sua detenção, tese que a polícia nega.
Os motins terão sido, para os responsáveis policiais no local, "um ataque premeditado à polícia". Mas os relatos divergem, sendo que também se especula que as pessoas envolvidas nos motins possam, em parte, ser oriundas de Oldham.
Agora tudo está calmo, com a polícia a patrulhar as zonas de conflito.