Uma dezena de feridos e cerca de 70 detidos em manifestações na República Dominicana

Foto
Manifestantes incendiaram dois veículos da Empresa de Distribuição de Electricidade em Vallajuelo Nazario García/AFP

A maioria das pessoas detidas em manifestações realizadas em várias localidades do país foram entretanto libertadas, depois de serem interrogadas pela polícia, segundo a AFP.Dois veículos da Empresa de Distribuição de Electricidade do país (EDESUR) foram incendiados em Vallajuelo, a 200 quilómetros a sudoeste de Santo Domingo, a capital, por manifestantes que protestavam contra os frequentes cortes de energia e o montante elevado das facturas.
Segundo o representante da EDESUR Ramón Colombo, o pessoal da empresa que se encontrava a bordo dos veículos foi sequestrado por desconhecidos.
Violentas manifestações tiveram lugar em Paraiso, Enriquillo, Los Patos, Las Tres Bocas, Juancho e Tamayo, localizadas nas províncias de San Juan de la Maguana e Barahona. Por seu lado, a cidade de Licey, a 120 quilómetros a norte da capital, ficou totalmente paralisada e as ruas foram barricadas por troncos de árvores e pneus, no segundo dia de uma greve geral ilimitada, convocada pelo movimento Frente Alargada de Luta Popular, que reclama a melhoria dos serviços públicos, a libertação das pessoas detidas nas manifestações precedentes e o fim da repressão.
Nas últimas duas semanas, quatro manifestantes morreram, dois dos quais mortos por agentes da ordem, segundo a justiça, em Capotillo, bairro pobre de Santo Domingo.

Sugerir correcção
Comentar