Wong Kar-wai realiza filme publicitário para a BMW

Wong Kar-wai, um dos mais conhecidos cineastas asiáticos, realizou The Follow, um filme publicitário para a BMW, no âmbito de uma proposta que a empresa do ramo automóvel fez a realizadores de renome, para produzirem curtas-metragens promocionais da sua nova gama de viaturas.

Foto
«The Follow» pode ser visto online no site da BMW DR

“The Fallow” é a terceira curta promocional produzida e pode ser vista online no site que a BMW criou para este efeito (www.bmwfilms.com), juntamente com os dois primeiros filmes, “Chosen”, de Ang Lee, e “Ambush”, de John Frankenheimer.
O filme de Wong Kar-wai (o realizador de “Chungking Express”, “Anjos Caídos” e o recente “Disponível para Amar”, agora em exibição em Portugal) é protagonizado por Clive Owen, Mickey Rourke e Adriana Lima. Owen é o motorista do BMW que é contratado para seguir a esposa de um homem poderoso, acusada de infidelidade. A curta publicitária desenvolve-se num ambiente de mistérios, amores, traições e enganos, sempre com um carro seguindo discretamente a mulher infiel.
"Chosen”, de Ang Lee (o realizador asiático que conquistou com “O Tigre e o Dragão” quatro Óscares este ano - Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Direcção Artística, Melhor Fotografia e Melhor Banda Sonora Original), conta também com a participação do actor britânico Clive Owen, que representa o papel de um motorista que encontra num cais de um porto de Nova Iorque uma misteriosa criança tibetana de oito anos. Os dois vão ser perseguidos, ao som da música de uma grande orquestra, por três automóveis, até chegarem a casa.
"Ambush”, de John Frankenheimer, mostra o motorista a conduzir um homem aparentemente inofensivo, até que uma carrinha os persegue e vários homens armados os obrigam a parar, acusando o passageiro de ter roubado diamantes. A escolha é simples: ou o motorista entrega o passageiro ou morrem ambos.
É aliás o actor, Clive Owen, que representa sempre o motorista, que se torna no fio de ligação das várias curtas, que apesar de serem filmes publicitários denotam os traços estéticos característicos de cada um dos realizadores - o pequeno “último imperador” de Ang Lee, a mulher fatal de Wong Kar-wai.
Guy Ritchie (o realizador de “Snatch - Porcos e Diamantes") e Alejandro González Iñárritu ("Amor Cão”, que venceu o Fantasporto 2001) serão os próximos cineastas a realizar os “spots” da campanha.

Sugerir correcção