Sopa de barbatanas de tubarão é alvo de campanha em Singapura

Foto
Sem barbatanas, os tubarões acabam por morrer afogados DR

A sopa de barbatana de tubarão, um requinte gastronómico chinês, é o alvo da nova campanha "Salve os nossos Tubarões", em Singapura, visando salvar as populações em declínio destes animais.

A campanha apela às pessoas para que abandonem o apetite por esse prato tradicional, sublinhando a crueldade da prática da captura de tubarões para remoção de barbatanas, segundo a BBC online.Normalmente, como as barbatanas têm muito mais valor do que a carne de tubarão, os pescadores cortam as barbatanas e atiram os animais de volta à água, onde acabam por morrer afogados ou sangrar até à morte.
Os ambientalistas defendem que este comércio está a colocar demasiada pressão nas populações destes animais, podendo até levá-las ao colapso.
"Os tubarões estão a desaparecer das nossas águas", disse Michael Aw, editor da revista "Asian Geographic", que lançou a campanha com o grupo de conservação internacional WildAid.
Segundo o grupo de conservacionistas, cerca de cem milhões de tubarões são mortos por ano. Os ambientalistas de WildAid avançam ainda que o número de consumidores de barbatana de tubarão aumentou de escassos milhões na década de 80 para mais de 300 milhões actualmente.
Os responsáveis pela campanha em Singapura sublinharam que a barbatana de tubarão não tem valor nutricional e que o sabor da sopa deriva apenas dos sucos de carne utilizados na confecção do prato.
"Trata-se de comer cartilagem, o equivalente às nossas unhas ou cabelo", disse Aw.
À medida que a população de tubarões diminui em águas asiáticas, os comerciantes chegam a ir até às ilhas Galápagos e à costa sul-africana.
Tendo como alvos preferenciais as crianças e os donos de restaurantes, a campanha vai ter o apoio dos alunos das escolas para a recolha de testemunhos dos seus amigos e família.
A Singapura é o terceiro maior centro de comércio de barbatanas de tubarão, depois de Hong Kong e Taiwan, segundo a Organização das Nações Unidas sobre Alimentação e Agricultura (FAO).

Sugerir correcção
Comentar