Maior lago do sudeste asiático classificado como reserva natural

Foto
Na estação das cheias, o lago inunda a região, criando um ecossistema único DR

O Camboja decidiu tornar o lago Tonlé Sap, o maior grande lago do sudeste asiático, uma reserva natural protegida internacionalmente, informaram hoje fontes oficiais.

A pedido da ONU, o Governo de Phnom Penh adoptou recentemente a legislação necessária que protege três zonas do Tonlé Sap, um verdadeiro mar interior no centro do país, indicou um responsável da UNESCO.Devido ao seu programa de protecção da biosfera, a UNESCO aceitou a classificação de Tonlé Sap como reserva natural desde 1997, mas o quadro legislativo ainda não foi aplicado, informa a AFP.
A pesca, de que dependem as populações locais, será autorizada nas três áreas protegidas, que cobrem 36.287 hectares, mas será rigidamente vigiada.
Em 1997, foi criado um grupo de Ambiente, concentrando as suas actividades na degradação ambiental da zona de Tonlé Sap, conservação da biodiversidade e gestão florestal sustentável e eliminação dos resíduos sólidos.
O lago, onde foram identificadas 215 espécies de peixes, faz parte de um ecossistema de água doce único de bosques inundados. Na estação das chuvas, o lago quintuplica o seu tamanho, ficando com dez metros de profundidade relativamente à estação seca com apenas cerca de um metro.
A poluição é uma ameaça crescente, uma vez que as populações lançam os seus dejectos directamente para as águas, sem tratamento prévio.

Sugerir correcção
Comentar