Taliban não renunciam à destruição dos budas gigantes de Bamiyan

Foto
As estátuas de Bamiyan têm mais de 1500 anos Jean Claude Chapon/AFP

Os taliban, o poder islamista que controla o Afeganistão, não vão renunciar à destruição dos budas gigantes de Bamiyan, no centro do país, tal como lhes foi pedido pelo enviado da UNESCO, Pierre Lafrance, anunciou um representante do poder afegão, citado pela agência Afghan Islamic Press (AIP).

"Não vejo qualquer possibilidade de voltar atrás na nossa decisão e parar com a demolição das estátuas", esculpidas na falésia há mais de 1500 anos, declarou o ministro dos Negócios Estrangeiros taliban, Wakil Ahmed Mutawakel.O ministro taliban fez estas declarações após uma reunião com o enviado da UNESCO a Kandahar, o quartel-general dos taliban no Sul do Afeganistão.
Pierre Lafrance, antigo embaixador da França no Paquistão, chegou sexta-feira ao país para tentar, numa missão de última hora, convencer os estudantes de teologia a interromper a destruição das estátuas milenares.
O chefe supremo dos taliban, o "mullah" Muhamed Omar, decretou na segunda-feira a destruição de toda a estatuária afegã, afirmando que ela é "anti-islâmica", pelo que é necessário fazê-la desaparecer. Esta decisão levantou um coro de protestos internacionais em todo o mundo, que até agora ainda não conseguiram demover os taliban dos seus objectivos.

Sugerir correcção
Comentar