Um morto e quatro feridos em explosão em San Sebastián
O carro armadilhado encontrava-se nas imediações da estação ferroviária de Renfe e ficou completamente destruído. De acordo com testemunas oculares, citadas pelo serviço noticioso do diário "El Pais", o veículo estava vazio, o que faz pensar que o veículo era um "carro-bomba" colocado propositadamente naquele local.De acordo com serviço noticioso online do diário "El Mundo", Ignacio Dubreyl Churruca, autarca socialista da localidade de Ordizia, ficou ferido na sequência deste atentado que se registou minutos antes das 08h00 da manhã (07h00 de Lisboa).
Várias ambulâncias acorreram ao local do atentado, tendo transportado os feridos para o hospital de Virgen de Aranzazu, em San Sebastián. Os outros três feridos encontram-se em estado grave e, de acordo com a rádio nacional espanhola, são funcionários de uma empresa de material eléctrico.
As primeiras suspeitas sobre a autoria deste atentado recaem sobre a organização separatista basca ETA, que já matou 24 pessoas depois de Janeiro de 2000. Esta acção acontece dois dias depois do anúncio de eleições antecipadas para o Parlamento regional basco, marcadas para o próximo dia 13 de Maio.