Estação orbital Mir comemora 15 anos antes de se despenhar no Pacífico

Foto
Símbolo da importância da ex-União Soviética na conquista do espaço, a Mir foi o primeiro laboratório espacial internacional DR

A estação orbital Mir comemora hoje 15 anos de existência no espaço, mas a agência espacial russa não vai festejar a data já que a Mir está em "fim de vida" e vai ser destruída, de forma controlada, em meados do próximo mês.

"É um aniversário triste", afirmaram à AFP especialistas da agência espacial russa que se vêem obrigados a renunciar à sua estação orbital, símbolo da conquista espacial russa."Vou ter saudades da estação, é uma parte da minha vida", afirmou à AFP o cosmonauta russo Serguei Zaliotine, que fez parte da última tripulação da Mir.
O Governo russo, que está envolvido no projecto da Estação Espacial Internacional (ISS), a par com os norte-americanos, decidiu destruir a Mir devido a dificuldades financeiras e devido à longevidade da estação espacial, que poderia passar a constituir um perigo, caso entrasse na atmosfera de forma descontrolada.
"A Mir é a primeira estação espacial internacional porque, na verdade, um grande número de astronautas estrangeiros trabalhou a bordo das suas instalações", estimou o porta-voz da TSOUP, Valeri Lyndine.

Lançamento da Mir foi o primeiro a ser visto através da televisão

As autoridades da antiga União Soviética iniciaram há 15 anos uma nova era no domínio da exploração espacial com o lançamento da estação orbital Mir.
Foi em 20 de Fevereiro de 1986 que Moscovo fez saber do lançamento da plataforma orbital, um complexo de 20 toneladas com seis nós para acoplagem de naves de transporte e ligação de novos módulos, conta a Lusa.
Sinal dos tempos de mudança que se viviam no país, sob o clima de abertura preconizado pelo então Presidente Mikhail Gorbachev, o lançamento da estação seria o primeiro da história da União Soviética a poder ser visto através da televisão, ainda que em diferido.
A primeira tripulação partiria dias depois, a 13 de Março, tendo o lançamento sido transmitido em directo através da televisão.
Símbolo da importância da ex-União Soviética na conquista do espaço, a Mir foi o primeiro laboratório espacial internacional, acolhendo visitantes da Síria, Bulgária, Japão, Afeganistão, Áustria, França, Reino Unido, Alemanha e outros países membros da Agência Espacial Europeia.
A Mir vive hoje os seus últimos dias, depois de ter permanecido em órbita o triplo do tempo que os seus construtores previam que pudesse resistir.
Sugerir correcção
Comentar