Urnas fecham em Cabo Verde
No entanto, a participação eleitoral foi bastante fraca, com o período da tarde a registar um pouco mais de afluência às urnas. Para as eleições presidenciais de hoje, a que concorrem quatro candidatos - Carlos Veiga, David Hopffer Almada, Pedro Pires e Jorge Carlos Fonseca -, estavam inscritos cerca de 262 mil eleitores, no arquipélago e nos três círculos da diáspora - África, Países Americanos e Europa e Resto do Mundo.
A votação ficou marcada por atrasos de cerca de uma hora na abertura das urnas em algumas mesas do círculo eleitoral da Praia e por pequenos incidentes entre apoiantes dos dois principais candidatos, Carlos Veiga e Pedro Pires, na Cidade da Praia.
Os primeiros resultados nacionais começam a ser conhecidos cerca das 20h00 locais (21h00 em Portugal).
Pedro Pires, o candidato apoiado pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), venceu destacado nas duas mesas de Lisboa, ao recolher 69,72 por cento dos votos, num escrutínio marcado por uma fortíssima abstenção, que ascendeu a 91,77 por cento.Segundo os resultados oficiais provisórios, dos 1180 eleitores inscritos em Lisboa, votaram 109 (9,23 por cento), tendo Pedro Pires recebido 76 votos, contra os 15 de Carlos Veiga, os doze de Jorge Carlos Fonseca e os quatro de David Hopffer Almada.
O presidente da Comissão de Recenseamento Eleitoral para Portugal, António Lima, adiantou que a taxa de abstenção nas 18 mesas instaladas em território português é superior à registada nas eleições legislativas de 14 de Janeiro último (13,33 por cento).
António Lima sublinhou que os resultados finais em Portugal só deverão ser conhecidos cerca das 21h00, mas adiantou que às 16h00, a duas horas do encerramento das urnas em território português, tinham votado 625 dos 7216 eleitores (8,66 por cento).