Avenida principal da Régua está inundada

Foto
O cais da Ribeira no Porto pode também ficar inundado esta manhã Francisco Neves/Lusa

Depois de um dia de expectativa e de muita chuva, sempre com o caudal do rio a ameaçar a Avenida João Franco, as piores previsões concretizaram-se esta noite levando os comerciantes e habitantes daquela rua a terem que tirar os seus bens e mobílias dos edifícios. O Douro começou a subir desde as 21h00 de ontem, tendo ultrapassado cerca de 15 metros em relação ao seu leito normal depois dessa hora, o que fez com que as águas chegassem à avenida principal da Régua.
Por volta das 03h30 de hoje, a barragem de Bagaúste, a montante da Régua, estava a debitar 6250 metros cúbicos de água por minuto e a barragem de Carrapatelo, localizada a jusante, debitava 6415.
O caudal do Douro deve continua a aumentar até à preia-mar, que ocorre perto das 15h00, segundo informou à Lusa o Centro de Prevenção de Cheias da Capitania do Porto do Douro.
Prevê-se ainda que o cais da Ribeira na cidade do Porto também seja atingido por inundações.
A chuva que caiu durante esta noite provocou estragos na Invicta, com a queda de terras e pedras da escarpa dos Guindais, o que obrigou ao encerramento da Avenida Gustavo Eiffel, entre a Ponte D. Luís I e o Freixo.
Uma fonte da Divisão de Trânsito da PSP do Porto referiu à Lusa que aquela estrada deverá ser reaberta às "primeiras horas da manhã".

Sugerir correcção
Comentar