Hospital de Santarém foi o que mais contribuiu para diminuição de listas de espera
O administrador-delegado da instituição de saúde, José Josué, congratulou-se com o facto de, ainda este ano, a unidade normalizar as suas listas de espera. O funcionamento do Hospital Distrital de Santarém contou com "o grande empenhamento" dos profissionais de saúde, que têm vindo a aderir cada vez mais ao regime de exclusividade, e aos apoios que permitiram "rentabilizar" outra sala do Bloco Operatório até às 24h00, "com o compromisso da actividade normal não ser afectada", explicou à Lusa.
A avaliação sobre o primeiro semestre de 2000 (17 pontos num máximo de 20) da Agência de Acompanhamento concluiu que o hospital superou o que foi negociado, em relação a todos os parâmetros, e cumpriu os prazos e a exigência de qualidade na informação prestada ao Ministério da Saúde e seus diversos departamentos.
O serviço de consultas externas do Hospital Distrital de Santarém entrará em obras este ano, estima a administração, que admite os incómodos mas que promete melhorias substanciais.
As obras devem-se à situação de ruptura da ala, onde há salas divididas por um tabique e onde funcionam simultaneamente duas consultas em cada gabinete.
"São precisas obras (há paredes com rachas) e mais espaço", que permita a aprovação do novo plano de consultas, com um aumento substancial do atendimento, disse o director clínico do hospital, Filipe Rosas.
O estabelecimento pode ainda contar com um projecto, que vai a concurso este ano, de construção de um Hospital de Dia - destinado essencialmente a doentes oncológicos, com uma sala para terapia da dor - e espaço para a instalação dos meios complementares de diagnóstico e terapêutica.