Lee Rodrigues extraditado para França

Lee Rodrigues, principal suspeito de envolvimento na morte do ex-primeiro-ministro Sá Carneiro, foi extraditado do Brasil para França em finais do ano passado. O PÚBLICO sabe que o pedido de extradição tem por origem um processo relacionado com tráfico de droga.

Sinan Lee Rodrigues, nascido em Moçambique mas de origem paquistanesa, é identificado no processo do caso Camarate com 27 identidades diferentes. No Brasil, Lee Rodrigues cumpriu quase dez anos de prisão em diversos estabelecimentos prisionais brasileiros por tráfico de cocaína.Nos termos da acusação particular feita pelas famílias no inquérito de Camarate os factos imputados a Lee Rodrigues, José Esteves, Canto e Castro e à sua mulher, Joanita di Valleriano, são os seguintes: Canto e Castro é acusado de ter encomendado materiais explosivos em Londres, a mulher de os ter entregue a José Esteves, que terá fabricado a bomba, e é Lee Rodrigues apontado como o executor do atentado, através da colocação do engenho no Cessna, que se despenhou na noite de 4 de Dezembro de 1980 em Camarate.
Ricardo Sá Fernandes, advogado das famílias das vítimas, disse várias vezes que Sinan Lee Rodrigues se vangloriava no Brasil, perante amigos, de ter sido o autor da colocação do explosivo no Cessna cuja queda vitimou Sá Carneiro, Adelino Amaro da Costa, António Patrício Gouveia e respectivas esposas e os pilotos.
Lee Rodrigues chegou a ser ouvido pela Polícia Judiciária e numa comissão parlamentar de inquérito mas negou sempre a sua alegada participação na morte de Sá Carneiro.

Sugerir correcção
Comentar