Museu ao ar livre arranca este ano em Oeiras

Foto
Fernando Pessoa será um dos escritores retratados na Alameda dos Poetas DR

O concurso para a primeira fase do Parque dos Poetas em Oeiras, vai ser lançado ainda este ano, com a autarquia a investir mais de um milhão de contos (4,9 milhões de euros) nos 25 hectares de "museu ao ar livre".

Fernando Pessoa, Vitorino Nemésio e Miguel Torga são alguns dos autores cuja obra será retratada na Alameda dos Poetas, que vai atravessar o parque e que esteve no início do sonho do escultor Francisco Simões e do poeta David Mourão Ferreira, os primeiros a idealizar este projecto, inicialmente pensado para Lisboa."O sonho era fazer uma alameda em Lisboa, povoada de poetas", explicou Francisco Simões, citado pela Lusa.
O projecto acabou por assumir uma dimensão maior, quando o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, decidiu construir não uma alameda mas o "maior museu de escultura do país".
Para o Parque dos Poetas estão previstos 59 monumentos escultóricos, incluindo um templo da poesia com auditório multimédia, onde poderão ser declamadas obras de poesia.
O parque terá ainda um espaço europeu onde, por intercâmbio cultural, serão expostas obras de artistas contemporâneos europeus.
De acordo com Isaltino Morais, o total das verbas do trabalho de construção civil em todo o parque, sem incluir as esculturas, oscila entre os quatro e os cinco milhões de contos (entre 19,9 e 24,9 milhões de euros).

Sugerir correcção