Açores discute cruzamento de informação geográfica

As autoridades regionais dos Açores promovem amanhã na Ilha do Pico, o Encontro Regional de Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica que procura analisar a importância dos sistemas de informação geográfica (SIG), bem como definir estratégias para a sua implantação generalizada nos próximos anos.

O SIG, que é uma cartografia com informação associada resultando no cruzamento digital de todo o tipo de informação existente para uma determinada área geográfica, é desenvolvido em apenas cinco dos 19 concelhos dos Açores.

Segundo Luísa Magalhães da secretaria regional da Habitação e Equipamentos, o SIG constitui uma ferramenta essencial no ordenamento do território das ilhas dos Açores porque reúne informação que, de momento, se encontra dispersa.

É prioridade do encontro desenvolver estratégias para a criação de uma cartografia de base na mesma escala e actualizada para todo o território, para que deste modo se possa cruzar a informação existente.

A implantação do SIG nos restantes 14 concelhos, está prevista para os próximos cinco anos, tendo as autoridades regionais candidatado-se ao programa comunitário Interreg III para a obtenção dum financiamento anual de cerca de 400 mil euros, durante cinco anos.

No encontro participam técnicos do Governo Regional, Universidade dos Açores, do Continente, Canárias e da Universidade de Rhode Island (EUA).

Sugerir correcção
Comentar