Hospital de Guimarães alarga horário do serviço de hospitalização domiciliária

Serviço de hospitalização domiciliária passa a ser prestado todos os dias, das 8h às 24h. Iniciada em 2014, a hospitalização domiciliária do Hospital da Senhora da Oliveira "já permitiu internar e concluir o tratamento no domicílio a mais de 600 doentes".

Foto
Serviço ao domicílio permite "optimizar a gestão das camas" do hospital Rui Gaudencio

O Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, alargou o horário de funcionamento do seu serviço de hospitalização domiciliária, que passa a ser prestado todos os dias, das 8h às 24h, anunciou esta terça-feira a unidade hospitalar.

Em comunicado, o Hospital de Guimarães explica que a hospitalização domiciliária, iniciada em 2014, "já permitiu internar naquela unidade e concluir o tratamento no domicílio a mais de 600 doentes, encurtando a estadia em cerca de um dia e os custos no Hospital, com plena satisfação dos doentes".

Segundo explana o texto, aquele serviço hospitalar, assegurado pela visita de enfermeiros ao domicílio do doente, contribuiu ainda para "optimizar a gestão das camas" do hospital, proporcionando cuidados no período pós agudo e possibilitando a recuperação do doente em ambiente familiar, sendo que "existem critérios de inclusão claros para os doentes que recebem este tipo de cuidados".

O Hospital de Guimarães explica que a Unidade Móvel de Apoio Domiciliário (UMAD) "utiliza toda a tecnologia hospitalar compatível com o ambiente domiciliário e dá continuidade aos cuidados prestados no hospital, recorrendo a acções de promoção da saúde, tratamento da doença e de reabilitação".

Em forma de balanço dos cerca de três anos de funcionamento da UMAD, o texto realça o "sucesso" da medida baseado em inquéritos, que apontam a "satisfação dos doentes, a redução dos dias de internamento e a recuperação física e mental dos doentes".

Sugerir correcção
Comentar