Exportações registam em Novembro o melhor mês do ano

Factores que limitaram crescimento das exportações de bens no início do ano parecem mitigados. Importações cresceram mais que exportações.

Foto
Vendas de bens ao estrangeiro aceleraram PAULO PIMENTA

As exportações registaram em Novembro a taxa de variação homóloga mais elevada desde o início deste ano, mas ficaram ainda assim abaixo do crescimento das importações que também registaram uma aceleração.

De acordo com os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística esta segunda-feira, as vendas de bens ao estrangeiro durante o passado mês de Novembro foram 7,6% superiores às registadas em igual período do ano anterior.

Esta foi a taxa de variação homóloga mensal mais elevada até agora em 2016, confirmando a tendência de aceleração das exportações que se tem vindo a registar, depois de um início do ano em que as vendas foram afectadas por factores como paragens de produção em empresas exportadoras importantes como a Galp e a Autoeuropa ou como a quebra da procura proveniente de Angola.

O crescimento das exportações foi particularmente forte para Espanha (8,7%) e Angola (16,8%), onde se regista agora uma recuperação depois de quedas muito acentuadas no início do ano.

Em simultâneo, as importações de bens também registaram um crescimento acentuado em Novembro, com uma variação homóloga de 8,4%. O facto de as exportações terem crescido menos do que a importações conduziu a que se tivesse registado em Novembro um saldo comercial negativo de 91 milhões de euros, quando no ano anterior se registou um excedente de 100 milhões.

Sugerir correcção
Comentar