Guia para a noite eleitoral

Quatro perguntas e outras tantas respostas para ficar a saber como vai ser a noite eleitoral nos EUA.

Foto
Para vencer as eleições são precisos 270 ou mais votos do Colégio Eleitoral CARLOS BARRIA/REUTERS

A que horas fecham as urnas?

Dada a dimensão continental dos EUA, com três fusos horários diferentes, ainda há pessoas a votar na costa Oeste quando são anunciados os resultados da costa Leste. Como as regras são diferentes em cada estado, os horários diferem. Aqui ficam as horas de fecho das urnas por estado, ajustadas para a hora de Portugal continental: meia-noite (em seis estados, Georgia, Indiana, Kentucky, Carolina do Sul, Vermont e Virginia); 0h30 (três estados, Carolina do Norte, Ohio e Virginia Ocidental), 1h (Alabama, Connecticut, Delaware, Florida, Illinois, Maine, Maryland, Massachusetts, Mississipi, Missouri, New Hampshire, Nova Jérsia, Oklahoma, Pensilvânia, Rhode Island, Tennessee, e ainda Washington DC), 1h30 (Arkansas), 2h (13 estados: Colorado, Kansas, Luisiana, Michigan, Minnesota, Nebraska, Novo México, Nova Iorque, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Texas, Wisconsin, Wyoming), 3h (cinco estados: Arizona, Iowa, Montana, Nevada e Utah), 4h (cinco estados: California, Havai, Idaho, Oregon e Washington), 6h (no Alasca).

Quando as urnas fecharem já se pode saber os resultados?

As sondagens à boca das urnas podem ser divulgadas assim que se os locais de voto fecham – tradicionalmente, as grandes cadeias de televisão norte-americana começam por divulgar informação das sondagens à boca das urnas quando encerram os primeiros locais de voto, mas não são ainda projecções, são dados relativos à participação e à composição do eleitorado (estimativas da taxa de abstenção). Depois, à medida que as urnas vão fechando, e nos estados onde as sondagens à boca das urnas já apontam um vencedor por uma margem superior à margem de erro, o mapa eleitoral vai sendo pintado com as cores azuis (democratas) e vermelhas (republicanos) correspondentes. No entanto, como existem vários estados onde o intervalo que separa os dois principais candidatos é demasiado estreito, em vez de declarar um vencedor com base nas sondagens à boca das urnas, os media aguardam pela contagem dos votos antes declarar um vencedor.

Então a que horas podemos esperar o resultado?

É imprevisível. Mesmo sabendo-se que não será obrigatório esperar pela contagem definitiva em todos os estados oscilantes para poder anunciar o nome do futuro ocupante da Casa Branca, é difícil calcular quanto tempo demorará até que as empresas de sondagens, as autoridades eleitorais e a agência Associated Press (que é a organização que valida os resultados para todos os meios de comunicação dos EUA) arrisquem projectar um vencedor. A contagem pode prolongar-se pela madrugada fora e até à manhã seguinte antes de haver uma diferença de votos que permita aferir, com confiança, qual o candidato que vai ganhar o estado da Florida, a Carolina do Norte ou o Ohio.

Quando é declarado o vencedor?

Assim que um candidato tenha coleccionado vitórias em estados suficientes para alcançar os 270 votos do Colégio Eleitoral. Nas últimas eleições, quando a diferença entre os dois candidatos foi de quatro pontos percentuais, a vitória de Barack Obama foi anunciada às 4h15 (hora portuguesa) depois das projecções apontarem a sua vitória no Ohio. Duas horas mais tarde, quando o republicano Mitt Romney terminou o seu discurso de concessão, ainda não tinha terminado a contagem da Florida.

Sugerir correcção
Comentar