A Guerra dos Tronos vai dar concertos antes da próxima temporada

Dos Sigur Rós aos Mastodon, passando por Snow Patrol ou The National, a relação da série com a música é forte. Agora, vai haver uma Game of Thrones Live Concert Experience. Só na América do Norte

Fotogaleria
Concept art da Game of Thrones Live Concert Experience
Fotogaleria
Imagem do clip do Red Nose Day DR

Como Star Wars antes dela, também A Guerra dos Tronos vai ter uma série de concertos com uma orquestra a interpretar a sua música original. A digressão começa na Primavera de 2017 – para já apenas nos EUA e no Canadá , mesmo a tempo da antecipação da sétima temporada e depois de a sexta época ter sido marcada pelo grande sucesso da banda-sonora, que atingiu os tops digitais. A música, aliás, esteve sempre ligada à série de forma mais lúdica, com bandas como os Mastodon ou os Sigur Rós a participarem em alguns episódios.

O primeiro concerto será a 15 de Fevereiro em Kansas City e a digressão terminará a 2 de Abril em Portland, para um total de 28 cidades entre as quais estão Toronto ou Montréal. Da tournée farão parte salas tão importantes quanto o Madison Square Garden de Nova Iorque ou The Forum em Los Angeles, sendo que na primeira data o compositor da música original da série, Ramin Djawadi, vai ser o maestro de serviço.

A ideia é que seja uma “experiência imersiva”, como disse o músico à revista Billboard, “para que quando se entre [nos pavilhões] se esteja em Westeros”. Para isso o palco vai ter visibilidade de 360º e contará, como é habitual nestas digressões musicais de fenómenos do audiovisual, com a animação, a versão 3D ou a projecção de alguns elementos da série baseada nos livros de George R.R. Martin.

Djawadi, um dos nomes que os fãs da série mais elogiaram na sétima temporada, elevando alguns dos temas do último episódio como Light of the Seven ao cimo dos tops de serviços como o Spotify ou o iTunes e povoando o YouTube de vídeos, vai conduzir uma orquestra de 80 instrumentos e um coro num projecto que já planeava há um par de anos. “O facto de a música estar a atingir o seu próprio nível é fantástico”, disse o compositor num evento para fãs que decorreu na segunda-feira em Los Angeles. O grupo de intérpretes ainda não foi identificado, estando, segundo a imprensa norte-americana, ainda a ser definida a composição da orquestra fixa, que será acompanhada em cada concerto por solistas e músicos locais.

A Game of Thrones Live Concert Experience vai, obviamente, ser acompanhada por um pacote de merchandising com uma edição especial da música da temporada seis.

Da série de concertos constará o tema The rains of Castamere, que existe com letra e historial nos livros e que Ramin Djawadi musicou com “uma abordagem diferente do que normalmente é escrever uma melodia”, como disse à revista Time. Também diferente foi a sua interpretação na série, com os islandeses Sigur Rós a fazerem as vezes da banda do casamento conhecido como Purple Wedding que, na quarta temporada, toca exactamente The rains of Castamere. Os The National gravaram a sua versão da canção em 2012.

A relação forte de A Guerra dos Tronos com a música está na própria série – três membros dos Mastodon foram figurantes no episódio Hardhome da quinta temporada, depois de terem musicado White Walker para uma das várias colectâneas oficiais (com nomes como Snoop Dogg, Killswitch Engage ou Big Boi); o vocalista dos Snow Patrol apareceu como soldado na terceira temporada; e o baterista dos Coldplay tocou no famoso episódio Red Wedding.

Foto
Membros dos Mastodon com os actores Ben Crompton e Kit Harington HBO

Mas a ligação também é forte no fenómeno que rodeia a série – os mesmos Coldplay aliaram-se à acção de beneficência Red Nose Day com um vídeo em que “colaboram” com vários dos actores para uma versão musical da série fictícia que já foi vista mais de 20 milhões de vezes no YouTube.

Uma das séries mais populares da actualidade, A Guerra dos Tronos tem na calha mais duas temporadas. O autor dos livros Canção de Gelo e Fogo em que se baseia está a trabalhar nos dois volumes que terminarão a saga, e foi anunciado esta semana que outra obra em que está envolvido, as compilações de histórias de ficção científica Wild Cards que coordena com Melinda Snodgrass, vai ser adaptada para televisão pela NBC/Universal.

Sugerir correcção
Comentar