Fogos obrigam a evacuar aldeias e lar de idosos

Concelhos de Arcos de Valdevez e Ponte de Lima sofrem efeitos dos incêndios. Em Viseu, os idosos de um lar tiveram de ser transferidos para outro local.

Foto
Fogo posto está na origem de muitos incêndios florestais PÚBLICO/Arquivo

A aldeia de Cerquido, em Ponte de Lima, está a ser evacuada e "há habitações em perigo" no mesmo concelho no lugar de Mãos, freguesia de Estorãos, devido à proximidade do fogo que lavra "descontrolado", disse à Lusa fonte da Protecção Civil municipal. De acordo com o vereador com este pelouro, Vasco Ferraz, o "cenário que se vive no concelho é muito preocupante e afecta cerca de sete freguesias, situadas na zona norte do concelho".

"Não temos ninguém para mandar para esses locais. Não há como mandar meios para esses locais porque não temos operacionais nem veículos. Limitamo-nos a evacuar os locais mais afectados", afirmou. O autarca adiantou que o fogo que atinge a freguesia de Cabração "está muito mau e a chegar ao centro da aldeia”, e que a Câmara de Ponte de Lima "já pediu reforço de meios para o concelho, porque o comando distrital da Protecção Civil não consegue dar resposta a tantas solicitações".

No lugar de Vilar de Suente, aldeia de Soajo, no concelho de Arcos de Valdevez, vive-se uma situação do mesmo género: residentes de 50 habitações começaram a ser retirados das casas pelas 19h27, devido à proximidade das chamas que lavram desde as 4h00 nas imediações. De acordo com o vereador da Protecção Civil municipal, Olegário Gonçalves "o fogo na zona do Mezio e Soajo está descontrolado e a ameaçar as habitações".

"É, sobretudo, população idosa. Por causa do fogo e do fumo decidimos retirar as pessoas e colocá-las em segurança", afirmou, tendo acrescentado que "há vários incêndios preocupantes no concelho" e "um bombeiro ferido no fogo da Gavieira", no Parque Nacional da Peneda Gerês. Fonte dos bombeiros voluntários de Arcos de Valdevez confirmou "a mobilização de uma viatura do Instituto Nacional de Emergência Médica para a Gavieira", mas não soube indicar a gravidade dos ferimentos nem a que corporação pertence o operacional envolvido.

No concelho de Viseu, um lar de idosos situado no Couto de Baixo foi também esta segunda-feira à tarde evacuado por precaução, devido ao fumo de um incêndio florestal. Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro, os utentes – oito dos quais se encontram acamados -  foram levados do lar cerca das 17h50, "apenas por causa do fumo". Este incêndio teve início às 11h17 num povoamento florestal e às 20h00 estava ainda a ser combatido por 76 operacionais, apoiados por 20 viaturas e dois meios aéreos.

A mesma fonte referiu que as chamas lavravam em duas frentes, relativamente próximas de habitações, mas sem as colocar em perigo.

Sugerir correcção
Comentar