Pássaros do sul

A versão grande ecrã do popular jogo de telemóvel promete absurdismo à moda antiga, mas não passa de produto industrial descartável.

Foto
Nem a Sony que produziu o filme nem a Rovio que criou o jogo saem bem vistos desta adaptação

Embora nem sempre os resultados dos filmes adaptados de jogos de video sejam apresentáveis – por cada sucesso como a série Resident Evil há um tiro ao lado como Mortal Kombat ou Doom - isso não tem impedido a indústria do cinema de continuar a perseguir a galinha dos ovos de ouro. Ou, neste caso, o pássaro dos ovos de ouro, com a sensação dos Angry Birds transformada em longa de animação digital para miúdos e graúdos que explica o porquê da inimizade entre pássaros e porcos que deixou as aves furiosas. Da qual, diga-se de passagem, ninguém sai bem visto: os pássaros são uns patós de todo o tamanho, os porcos uns aldrabões de luxo, e só o nosso herói Red, o pássaro vermelho cujo mau feitio o obriga a ter aulas de “gestão da raiva”, percebe o que se está a passar na Ilha dos Pássaros.

Dito isto, nem a Sony que produziu o filme nem a Rovio que criou o jogo saem bem vistos desta adaptação, já que Angry Birds é um autêntico compêndio de lugares-comuns, desde a viagem de aprendizagem do herói inadaptado que aprende a viver em sociedade à utilização de vozes conhecidas a contar gagues de sitcom. A premissa do filme, o universo surreal em que tudo se passa e alguns momentos mais divertidos poderiam fazer esperar uma versão pós-moderna do absurdismo destruidor dos velhos cartoons da Warner - há qualquer coisa de Coiote e Bip-Bip em ver pássaros a atirarem-se de fisga a porcos. Mas nem os realizadores estreantes Clay Kaytis e Fergal Reilly nem o argumentista Jon Vitti (veterano dos Simpsons) conseguem (passe a expressão) animar esta versão ligeirinha do máximo-denominador-comum dos primeiros tempos da Dreamworks, modo Madagáscar/Shrek, sem sequer a graça dos modelos originais. Há em Angry Birds algo de “caderno de encargos” a cumprir sem grande empenho, que o torna num produto puramente industrial, fast food para consumir enquanto está a dar e esquecer logo a seguir.

Sugerir correcção
Comentar