É oficial: Manchester confirma Mourinho

O treinador português está de volta à Premier League.

Fotogaleria
José Mourinho com a camisola do Manchester United nas mãos DR
Fotogaleria
Mourinho deverá treinar a equipa durante os próximos três anos AFP PHOTO/ JOSE JORDAN
Fotogaleria
José Mourinho assinou finalmente com o Manchester United TOBY MELVILLE/Reuters

José Mourinho é oficialmente treinador do Manchester United. A primeira conferência de imprensa do treinador português enquanto técnico principal dos "red devils" só acontecerá na próxima segunda-feira.

Mourinho está de volta à Premier League e assinou um contrato por três épocas, com mais uma de opção. 

O clube anunciou a contratação do técnico português através do seu site oficial, onde destaca os 22 troféus conquistados pelo treinador, nos últimos 13 anos.

Para Ed Woodward, CEO do Manchester United, o português de 53 anos é "simplesmente o melhor treinador nos dias de hoje". O presidente do clube inglês sublinha que Mourinho ganhou vários troféus e "inspirou jogadores por toda a Europa", destacando os três títulos conquistados na Liga inglesa.

"Os seus sucessos são ideais para levar o clube mais além", acredita o responsável pelo Manchester United.

 

 

José Mourinho também confessou a sua satisfação: "Tornar-me o treinador do Manchester United é algo muito especial para mim. Trata-se de um clube conhecido e admirado em todo o mundo. Há uma mística e uma aura de romantismo à volta dele e que é inigualável por qualquer outro clube. Sempre senti uma afinidade com Old Trafford. Estou ansioso por começar a trabalhar, a treinar a equipa e a sentir o apoio dos adeptos."

Mourinho regressa a Inglaterra cinco meses depois de ter deixado o comando do Chelsea - em Dezembro rescindiu por mútuo acordo com o emblema londrino, numa altura em que a equipa se encontrava a apenas um ponto da zona de descida da Premier League.

Na época de 2014-15, na sua segunda passagem por Stamford Bridge, Mourinho conquistou o terceiro título inglês pelos "blues" e a Taça da Liga.

José Mourinho, que na primeira passagem por Stamford Bridge se intitulou como especial, ficando para sempre como o special one, regressou a Londres em 2013, com um contrato de quatro anos, que entretanto foi prolongado, em Agosto do ano passado, até 2019.

Na primeira passagem pelo Chelsea, que marcou o início da sua carreira fora de Portugal, José Mourinho conquistou seis troféus, entre os quais dois títulos ingleses (2004-05 e 2005-06), em pouco mais de três anos, antes de ser despedido, em Setembro de 2007.

O técnico luso, que chegou a Londres depois de ter levado o FC Porto ao título europeu em 2003-04, ganhou ainda uma Taça de Inglaterra (2006-07), duas taças da Liga e uma Supertaça. Na Liga dos Campeões, ficou-se por duas meias-finais, falhando a concretização de um dos seus grandes sonhos, sagrar-se campeão europeu pelo clube inglês.

Mourinho rumou depois ao Inter de Milão, clube que levou ao título europeu, e, depois, ao Real Madrid, pelo qual venceu a Liga espanhola de 2011-12.

Em Portugal, José Mourinho passou pelo Benfica, União de Leiria e FC Porto, tendo conquistado ao serviço dos "dragões" duas ligas, uma Taça de Portugal, uma supertaça, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões.

José Mourinho, que em 2010 recebeu o prémio FIFA para treinador do ano, foi ainda considerado o melhor técnico da Premier League em três épocas e o melhor treinador da Liga italiana em duas.

Em 2002-03 e 2003-04, o técnico português, de 52 anos, foi distinguido como melhor treinador da UEFA.

Sugerir correcção
Comentar