Ban Ki-moon em Portugal com Guterres na agenda

Secretário-geral da ONU vai estar quinta e sexta-feira em Lisboa, para encontros com o Presidente, o primeiro-ministro e o MNE. A candidatura de António Guterres à sucessão de Ban Ki-moon deverá ser abordada em todos os encontros.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar Ban Ki Moon DON EMMERT/AFP

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai estar em Portugal a 12 e 13 de Maio, a convite do Presidente da República, como este anunciou na Ovibeja há cerca de duas semanas. Além do chefe de Estado, Ban Ki-moon vai reunir-se com o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros. Em todos os encontros a candidatura de António Guterres à sua sucessão deverá ser abordada.

Na agenda do encontro com Marcelo Rebelo de Sousa, que se realiza na sexta-feira, 13 de Maio, está o tema da presença de Portugal na esfera das Nações Unidas, mas igualmente a questão dos refugiados e a actualidade política internacional, sendo previsível que a situação de Moçambique seja abordada, depois da visita do Presidente português àquele país envolvido numa crise económica e político-militar.

Depois do encontro, Marcelo Rebelo de Sousa condecora Ban Ki-moon e oferece-lhe um almoço em Belém, para o qual estão convidadas personalidades diplomáticas, assim como o presidente da Assembleia da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Ban Ki-moon, que vem acompanhado pela mulher, chega a Lisboa na quinta-feira e nesse dia reúne-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros. O encontro com o primeiro-ministro deverá acontecer na sexta-feira, antes de ser recebido pelo chefe de Estado. No mesmo dia, encontra-se com Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, no Palácio de São Bento.

Sugerir correcção
Comentar