Novo sismo de 7,1 de magnitude no Sul do Japão

Foram sentidos mais de 130 abalos na região desde quinta-feira.

Foto
Danos causados pelo sismo em Mashiki Daisuke Wada/Mainichi Shimbun/REUTERS

A cidade de Kumamoto, no Sul do Japão, foi atingida nesta sexta-feira por um novo sismo, de magnitude 7,1 na escala de Richter. Desde quinta-feira, registaram-se mais de uma centena de tremores de terra, que fizeram nove mortos e mil feridos. Foi emitido um alerta de de tsunami local, mas entretanto foi cancelado.

Este novo abalo aconteceu de noite, à 1h25 local (15h25 em Portugal continental), e teve origem a cerca de dez quilómetros de profundidade, diz a AFP, citando a Agência Meteorológica Japonesa. Foi pouco profundo, e por isso pode provocar mais danos, pois as ondas de choque chegam mais rapidamente à superfície, sem serem absorvidas por outros obstáculos. Além disso, o epicentro foi mesmo por baixo da cidade de Kumamoto, o que faz recear que possa haver grande número de vítimas

Mais de 130 de tremores foram sentidos desde o primeiro abalo, na quinta-feira, de 6,4 na escala de Richter diz o jornal japonês The Mainichi. Paul Caruso, dos Serviços Geológicos dos Estados Unidos, disse na CNN que os sismos anteriores seriam não réplicas do primeiro, mas prenúncios do sismo desta sexta-feira, de magnitude bastante maior.

Mais de 44 mil pessoas passaram a noite anterior em abrigos, por receio dos abalos, e por causa da destruição provocada pelos abalos. Os cientistas da Agência Meteorológica Japonesa dizem que é provável que pelo menos durante a próxima semana continuem a registar-se sismos. 

Sugerir correcção
Comentar