Lobo Xavier à frente do conselho nacional

Foto
António Lobo Xavier regressa à vida partidária Rui Gaudêncio

António Lobo Xavier é o número um da lista única ao conselho nacional do CDS apresentada pela nova líder do partido, Assunção Cristas, um órgão que continuará a ser presidido por Telmo Correia.

Lobo Xavier é há décadas militante do CDS. Integrou o Grupo de Ofir de Francisco Lucas Pires nos anos 80 do século XX, a primeira tentativa de uma direcção liberal num partido português na democracia pós-25 de Abril.

Lobo Xavier, que agora regressa à vida partidária, foi deputado e líder parlamentar. É um dos conselheiros de Estado indicado pelo novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

No palco do congresso de Gondomar, Lobo Xavier elogiou a decisão de Assunção Cristas porque “o seu compromisso com o CDS deu-se em tempos difíceis”. Relativizando o facto de Assunção Cristas ser militante apenas desde 2007, o conselheiro de Estado usou o seu caso como contraponto, já que o seu compromisso é antigo e passou por vários momentos mais fáceis, rematando: “Vale mais o seu [compromisso] ou o meu? Acho que vale mais o seu.”

Lobo Xavier defendeu ainda que o CDS tem de “a respeitar muito” porque foi a vontade de Cristas que a levou a candidatar-se e aconselhou-a: “Não deixe que a limitem em nada.”

 

Sugerir correcção
Comentar