Os exibicionistas Rolling Stones à vista de todos

A "viagem interactiva" pela obra da banda de Mick Jagger que a Saatchi Gallery inaugura em Abril está a ser preparada há três anos.

Foto
Exhibitionism, a grande exposição dedicada à banda de Mick Jagger, chega em Abril à Saatchi Gallery, em Londres DR

Em 2016, os Rolling Stones vão fazer um “Bowie”. Isto não quer dizer que nos surpreendam com um novo álbum, aparentemente vindo do nada, que tome o mundo de espanto e de incontido entusiasmo, como aconteceu em 2013 com The Next Day, ou que Mick Jagger, Keith Richards, Ron Wood e Charlie Watts se transformem em seres alienígenas muito exuberantes aterrados na terra para salvar o mundo com rock’n’roll (se bem que, de certa forma, tenha sido isso que fizeram quando irromperam no cenário musical, uma década antes de Ziggy Stardust). Nada disso.

Lembramo-nos certamente do brado provocado por David Bowie Is, a celebrada exposição dedicada ao cantor pelo Victoria & Albert Museum em 2013, quando vivíamos em plena histeria com o regresso do camaleão. Pois bem, os Rolling Stones vão seguir as pisadas de Bowie. Enquanto continuam empenhados em demonstrar que, provavelmente, a imortalidade é uma hipótese real, cumprindo mais uma digressão americana, anunciam que a 6 de Abril de 2016 estreará na Saatchi Gallery, em Londres, uma grande exposição dedicada à banda, à sua música, à sua estética, aos tempos que atravessaram e que ajudaram a moldar.

Disposta ao longo de nove salas em dois pisos da galeria, Exhibitionism foi preparada durante os últimos três anos e é apresentada como uma “viagem interactiva pela vasta obra artística dos Rolling Stones”. Mick Jagger, citado pelo Guardian, explica que a banda acompanhou de muito perto todo o processo. “Analisámos muitas propostas, várias formas de apresentar estas coisas. E mudámos muitas das ideias apresentadas originalmente, substituindo-as pelas nossas próprias ideias.”

Estarão em exposição mais de 500 artigos: guitarras, adereços de palco, peças dos camarins, arte gráfica dos álbuns, faixas musicais raras e registos vídeo nunca antes vistos. A ligação a nomes como Andy Warhol, Martin Scorsese, Tom Stoppard ou Alexander McQueen também estará assinalada. E mais. A palavra a Jagger: “Haverá muitas coisas patetas… E estou a falar a sério quando o digo, mesmo patetas”. Em Abril, saberemos de que falará exactamente o vocalista.

Sugerir correcção
Comentar