Acções da Fosun suspensas após presidente ter sido dado como incontactável

Grupo detém em Portugal a seguradora Fidelidade e a Espírito Santo Saúde e é um dos candidatos à compra do Novo Banco.

Foto
A imprensa chinesa avançou que o multimilionário Guo Guangchang foi detido pelas autoridades. AFP PHOTO/PHILIPPE LOPEZ

As acções do grupo chinês Fosun, que em Portugal detém a seguradora Fidelidade e a Espírito Santo Saúde, estão esta sexta-feira suspensas nas praças financeiras da China depois de o presidente da empresa ter sido dado como incontactável.

A imprensa chinesa avançou que o multimilionário Guo Guangchang foi detido pelas autoridades e que se desconhece se está a ser investigado ou a prestar assistência numa investigação.

Guo foi, alegadamente, detido à chegada a Xangai num voo proveniente de Hong Kong, escreve a agência oficial chinesa Xinhua.

Contactada hoje pela agência Lusa, fonte da empresa limitou-se a responder que o grupo manterá informados os meios de comunicação social à medida que houver novidades.

Com uma fortuna pessoal de 6,61 mil milhões de euros, Guo Guangchang é o 11.º homem mais rico da China, segundo dados publicados pela revista norte-americana Forbes.

Num comunicado publicado no ‘site’ oficial do Fosun e assinado pelo vice-presidente Liang Xinjun, a empresa informa que suspendeu temporariamente as negociações nas bolsas de Xangai, Hong Kong e Shenzhen, devido a “informações sensíveis”.

As autoridades chinesas mantêm um apertado escrutínio sobre o sector financeiro do país desde que, entre meados de Junho e o dia 09 de Julho, a bolsa de Xangai desvalorizou 30%, depois de ter avançado 150% no espaço de um ano.

No dia 27 de novembro, a Haitong, que adquiriu o antigo banco de investimento português BESI (atual Haitong) suspendeu as negociações nas praças financeiras de Xangai e de Hong Kong, após notificação de que estaria a ser investigada pelo regulador devido a suspeitas de irregularidades nos contratos estabelecidos com os clientes e a prática de empréstimos com imposição de margens.

Guo Guangchang controla mais de 10 mil milhões de euros em acções

O presidente da Fosun controla indirectamente mais de 10 mil milhões de euros nas praças financeiras chinesas, segundo a imprensa local.

De acordo com os media chineses, Guo Guangchang controla indirectamente 77 mil milhões de yuan em acções na China.

Proprietário de 58% dos títulos da Fosun International, um dos maiores grupos privados da China, com interesses nos sectores turismo, saúde, farmácia, imobiliário e aço, Guo controla seis empresas na China e é accionista em outras 12.

Segundo a revista norte-americana Forbes, é o 11.º homem mais rico da China.

Em Portugal, além da Fidelidade e da Espírito Santo Saúde, reconvertida em Luz Saúde, o Fosun detém uma participação de 5,3% na REN e foi um dos candidatos à compra do Novo Banco, até as negociações terem sido suspensas pelo Banco de Portugal.

No último ano, segundo os dados compilados pela agência Bloomberg até Julho, o gigante empresarial, dono do Club Mediterranee, anunciou 10 aquisições num total de 6,4 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros).

No último ano, segundo os dados compilados pela agência Bloomberg até Julho, o gigante empresarial, dono do Club Mediterranee, anunciou 10 aquisições num total de 6,4 mil milhões de dólares (5,6 mil milhões de euros).

 

Sugerir correcção
Ler 2 comentários