Sondagem: Marcelo com maioria, Nóvoa e Belém empatados

Um estudo da Aximage atribui ao candidato da direita 54,6% das intenções de voto.

Foto
"O partido não pode renunciar a ser popular", defendeu Marcelo Rebelo de Sousa Nuno Ferreira Santos

Numa sondagem em que os três principais candidatos perdem terreno, realizada para o Correio da Manhã e o Jornal de Negócios pela Aximage, a nota dominante é a vantagem de Marcelo Rebelo de Sousa em relação aos seus principais rivais, Maria de Belém e Sampaio da Nóvoa. O ex-comentador surge com 54,6% das intenções de voto, quando falta pouco mais de um mês para a eleição (em 24 de Janeiro), ou seja, no terreno da maioria absoluta e consequente eleição à primeira volta. É, no entanto, um valor mais baixo do que aquele que recolhia na edição do mês passado do mesmo estudo (56,9%).

A ligeira queda não é aproveitada pelos seus principais adversários, também eles em perda neste estudo. Maria de Belém recolhe 13,4% das preferências, enquanto Sampaio da Nóvoa fica duas décimas abaixo, com 13,2%. Esta tendência de empate entre os dois candidatos que se situam na área socialista mantém-se. Há um mês, a Aximage colocava-os com 15,3% das intenções de voto.

A uma distância ainda maior surge a candidatura apoiada pelo BE, de Marisa Matias, com 2,4%, seguida por Edgar Silva, o candidato do PCP, com 1,9%. A fechar a lista estão Paulo Morais (1,1%) e Henrique Neto (0,4%).

Neste estudo da Aximage, há 13% de inquiridos que se revelam “indecisos”. E 37,7% afirmam que não vão votar. A amostra desta sondagem conta com 605 entrevistas realizadas por telefone, e o trabalho de campo decorreu entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro de 2015, com uma taxa de resposta de 82,7%. A "margem de erro" — a 95% — é de 4%.

 

Sugerir correcção
Ler 29 comentários