"Quem és tu?" - o novo e mais longo trailer de Star Wars está aí

A tentar capitalizar com toda a Força a ligação emocional dos fãs, mais imagens, novos Jedi, foco em Rey e ainda um outro Skywalker aparentemente ausente.

Fotogaleria
Fotogaleria
Fotogaleria

Um novo dia, um novo trailer de Star Wars: O Despertar da Força - mas este não é mais um pacote de imagens promocionais com as habituais revelações do esqueleto da intriga e umas explosões à mistura. A Disney e a LucasFilm estão a tentar capitalizar com toda a Força a ligação emocional dos fãs que há quase 40 anos seguem a família Skywalker, e lançaram novas imagens de heróis e vilões, novos e velhos, um dia depois de terem aberto a pré-venda de bilhetes para a estreia em todo o mundo. E continua a faltar outro Skywalker.

"Quem és tu?" pergunta uma voz com ruínas em fundo. "Não sou ninguém", responde, num ambiente muito, muito distante de Almeida Garrett, uma voz feminina. A personagem de Daisy Ridley, que dentro de semanas provavelmente encherá as bancas de revistas com o seu novo rosto na capa, é um dos focos do novo trailer oficial do Episódio VII. Rey e John Boyega, aliás Finn, (um novo Jedi de sabre em riste?), são dois dois heróis de cuja viagem são dados aperitivos, bem como do seu antagonista de sabre de luz cruciforme, Kylo Ren (Adam Driver), que parece dizer a uma máscara queimada e envelhecida que terá pertencido a Darth Vader até à sua pira fúnebre na lua Endor em O Regresso de Jedi (1983).

 

"Nada se interporá no nosso caminho. Acabarei o que começaste", promete o novo vilão mascarado de negro e muitos flares vermelhos, de que Abrams usou e abusou no seu reboot de Star Trek, em fundo. Uma outra personagem ainda pouco explorada, o pirata espacial Maz Kanata a interpretar pela oscarizada Lupita Nyong’o, parece fazer também a sua primeira aparição.

Neste novo trailer, o espaço é comprovadamente vivido, os mergulhos são profundos, as referências à trilogia original estão lá e J.J. Abrams continua a deixar apenas uma das figuras centrais dos Episódios IV, V e VI de fora - Luke Skywalker, que também segunda-feira não está no poster oficial que encherá os cinemas de todo o planeta. Mas será que não há mesmo Luke? Uma mão mecânica apoia-se em R2D2 num dos frames do novo trailer... Mark Hamill e o seu rosto serão um dos chamarizes de O Despertar da Força, disse ao PÚBLICO Iain McCaig, concept artist do sétimo capítulo da saga espacial, durante a convenção Trojan Horse Was An Unicorn, em Tróia. 

Em Agosto, Kathleen Kennedy, o braço direito de George Lucas que preside à produtora Lucasfilm, convenceu Abrams a realizar o regresso aos Jedi quando lhe perguntou, à laia de tema para o novo filme: “Quem é Luke Skywalker?”. “Oh meu deus, acabei de me arrepiar. Contem comigo”, respondeu-lhe Abrams. E o resto é uma história que culminará a 17 de Dezembro e nos dias seguintes, quando O Despertar da Força lutar pelo domínio das bilheteiras de todo o mundo. 

Essa será também a data em que chegará ao clímax a gigantesca campanha de lançamento e marketing em torno de Star Wars, agora um produto Disney e com o primeiro filme sem o envolvimento directo de George Lucas, o seu criador. O trailer estreou-se no canal desportivo ESPN, no intervalo do jogo de futebol americano entre os New York Giants e os Philadelphia Eagles.

Este trailer, com 2m23s, é o mais longo até agora divulgado nesta rota até Dezembro, rivalizando apenas no toque emotivo e na dimensão com o behind de scenes divulgado na Comic Con de San Diego em Julho, quase quatro minutos de nostalgia e bastidores, imagens inéditas, efeitos visuais - "tudo mudou mas nada mudou", como descrevia Mark Hamill. E num mundo sempre ligado em que tudo é escrutinado, numa galáxia em que se fazem críticas a trailers e escassos minutos, essas reacções têm sido positivas.

Também nas redes sociais, o tema dominou a madrugada com os fãs a manifestarem a sua excitação com o visionamento das novas imagens mas também antecipando a ida ao cinema dentro de dois meses. Seja em que dia for, visto que os sites de vendas online de bilhetes para os principais cinemas nos EUA e no Reino Unido estavam segunda-feira em falha técnica devido ao afluxo maciço dos fãs, essas imagens durarão mais tempo - Star Wars: O Despertar da Força tem 136 minutos. Em Portugal, os bilhetes continuam à venda.

Notícia corrigida às 19h12

Sugerir correcção
Ler 2 comentários