Prémios Graphis distinguem oito trabalhos de design português

Cartazes para o Cinanima ou exposição de Álvaro Siza, marca Porto. e logotipo do Palácio Nacional de Mafra entre os distinguidos.

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Atelier d'alves
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João Machado
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Save Me João Machado
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Para a 2.ª International Poster Biennale Bielsko-Biala João Machado
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paulo pimenta
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Dois ouros e três pratas para posters portugueses e mais três pratas para o design português – este é o saldo da última edição dos prémios Graphis, atribuídos anualmente pela editora de design de comunicação. As identidades gráficas da cidade do Porto ou do Palácio Nacional de Mafra, os cartazes do Cinanima ou da mostra dedicada a Álvaro Siza são alguns dos premiados.

A Graphis, editora internacional com sede em Nova Iorque, tem desde o ano passado entre os seus “mestres” o português João Machado, lado a lado com nomes como os de Saul Bass, Issey Miyake ou Massimo Vignelli. Machado voltou este ano a ser premiado pelo seu trabalho para a próxima edição do festival, o 39.º Cinanima – prata na categoria Posters - ou pelo logotipo do Palácio Nacional de Mafra – mais uma prata na categoria de design e logotipos, que agora é usada no estacionário oficial do monumento nacional português.

O designer gráfico foi também distinguido pela série de três posters Save Me para a Unknowndesign, para uso em “campanhas relacionadas com a protecção e preservação do ambiente e das espécies” animais, como descreve o designer na página da Graphis. Machado recebeu também uma prata por um poster criado para a 2.ª International Poster Biennale Bielsko-Biala, que visa encorajar artistas e público a discutir questões existenciais e morais vitais” como a “verdade” sobre a qual se debruçou. E, finalmente, o designer gráfico foi distinguido com prata pelo cartaz feito para a exposição dedicada ao design de Álvaro Siza na Galeria Municipal de Matosinhos

Ainda nos cartazes, Sérgio Alves, Ricardo Gomes e Rui Silva, do Atelier d'alves, foram premiados com um ouro pelo seu poster para o Festival Caminhos do Cinema Português deste ano.

A identidade visual da cidade do Porto, a marca Porto., foi novamente premiada desta feita com uma prata Graphis. O trabalho do White Studio, uma abordagem sistémica à organização e comunicação com os seus habitantes e visitantes que começou em 2014 e que está nas ruas, na câmara e nos transportes da cidade, foi já distinguido com um Lápis de Grafite (equivalente a prata) nos importantes prémios de design D&AD, bem como duplo ouro nos European Design Awards.

Entre as dezenas de prémios atribuídos pela editora – que não têm valor pecuniário, mas sim a participação dos ouros e das mais raras platinas nos anuários sectoriais da Graphis dedicados ao design, publicidade, fotografia e ilustração – está ainda o trabalho da Another Collective para a identidade gráfica do novo bar e adega portuense Baldoria, uma prata na categoria de design e branding.

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