UNITA vai reactivar comissão política

Foto
A comissão de gestão liderada por Lukamba "Gato" vai ser extinta Lusa

A comissão de gestão que tem dirigido a UNITA na sequência da morte de Jonas Savimbi será extinta em breve, anunciou hoje o seu líder, Paulo Lukamba "Gato". Em seu lugar será reorganizada a comissão política do movimento, onde terão também assento elementos da Missão Externa e da UNITA-Renovada.

Em conferência de imprensa, Lukamba "Gato" adiantou que a extinção da comissão de gestão e a reactivação dos órgãos estatutários do movimento, nomeadamente a sua comissão política, vão acontecer durante uma reunião agendada para o próximo dia 15 em Luanda.

Deverão participar no encontro políticos que integraram o Governo de Unidade e Reconciliação Nacional (criado em 1997, com elementos do MPLA, da UNITA e do Partido Democrático de Angola) e elementos da UNITA Renovada, nomeadamente Eugénio "Manuvakola", que há dias anunciou que se demitia da presidência da ala dissidente para permitir a reconciliação do movimento.

"Manuvakola" deverá ser um dos nomes que vai integrar a nova comissão política do Galo Negro, juntamente com elementos da Missão Externa, como Isaías Samakuva e Carlos Morgado, cuja chegada a Luanda está prevista para o próximo dia 12.

Uma das missões da estrutura — que deverá contar com um total de 60 elementos — é a preparação do congresso do movimento que, segundo Lukamba "Gato", deverá realizar-se no primeiro trimestre de 2003.

Sugerir correcção
Comentar