Oficina comunitária de bicicletas ganha prémio da Comissão Europeia

A Cicloficina dos Anjos, um projecto comunitário, ganhou um prémio europeu que lhes permitirá investir em pequenas cicloficinas nas universidades para promover o uso de bicicletas pelos estudantes universitários.

Foto
Nuno Ferreira Santos

A Cicloficina dos Anjos é uma das 19 premiadas do projecto Europeu “Do The Right Mix”. A Cicloficina recebeu 2500 euros e vai aplicá-los nos campus das Faculdades de Ciências e Belas-Artes da Universidade de Lisboa, que irão cada uma acolher uma Cicloficina em ponto pequeno, no âmbito do projecto “Uni-Ciclo”.

“A Cicloficina dos Anjos ajudará na logística, explicará os desafios em termos de gestão e organização para garantir o sucesso e a manutenção das cicloficinas em funcionamento, dará formação sobre mecânica aos voluntários em cada universidade, e fará a divulgação das actividades das novas cicloficinas bem como das vantagens do uso da bicicleta” lê-se no comunicado.

Apesar de, por enquanto, apenas duas Associações de Estudantes terem aceite o desafio proposto, o objectivo do projecto “Uni-Ciclo”, o premiado, é expandir a mais universidades, chegando ao maior número possível de pessoas. Conta com o apoio da Fundação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

A Cicloficina dos Anjos foi fundada em 2011 por um colectivo de cidadãos e está inserida na Associação Recreativa dos Anjos, funcionando através de trabalho voluntário e de doações de cidadãos e lojas de bicicleta, tendo também recebido fundos da antiga Junta de Freguesia dos Anjos em 2012 e 2013.

O “Do The Right Mix” é um projecto da Comissão Europeia que promove a mobilidade urbana sustentável. Os prémios iam até aos 7000 euros, e contou com participações de toda a Europa, e entre alguns dos países premiados estão Espanha, França, Alemanha e Chipre.

Texto editado por Ana Fernandes

Sugerir correcção
Comentar