O Resgate do Soldado Ryan

O "inferno" de Spielberg é muito menos infernal do que o de Stanley Kubrick, por exemplo ("Full Metal Jackett"), ou do que o de Samuel Fuller ("O Sargento da Força Um"). Isto para nos ficarmos pelo cinema americano, porque, falando de guerra, também se poderia chamar "Vai e Vê", do russo Elem Klimov. A memória é curta... Não é nenhum obstáculo ao filme, como é evidente; é só para repor as coisas no seu devido lugar quando se pretende atribuir a "O Resgate do Soldado Ryan" o feito de ter "a mais impressionante meia hora da história do cinema", ou a "mais realista" sequência de guerra, o desembarque na Normandia. Acontece é que Spielberg não se poupou a "efeitos especiais de real": câmara ao ombro, sangue na lente, saltos na montagem, a película em dificuldades, câmara subjectiva, câmara lenta, a silhueta que procura um braço decepado, os estrondos, o choque dos silêncios dos planos debaixo de água, os rostos paralizados pelo horror. Mas há qualquer coisa, nesta sucessão de prodígios a que se junta a fotografia de Janusz Kaminski, que é falso, feito "à maneira de...", como uma reprodução. E não deixa de se constatar, também, que Spielberg vem sendo afectado por uma inibição - a de ser considerado "apenas" um cineasta do "entertainment" - que o leva a fugir a essa "verdade" e carregar de dilemas, com os quais ele depois não sabe lidar, alguns dos seus filmes ditos "sérios". Às tantas, o grupo de sete homens que entra pelas linhas alemãs para resgatar o soldado Ryan questiona o chefe Tom Hanks: "Como é que se decide que uma vida vale mais do que as outras?". A dúvida é pouco convicta, Tom Hanks desiste de responder, o grupo desiste de perguntar e Spielberg não tem muito a dizer - a não ser filmar a bandeira americana. Isto para não falar nos confrangedores prólogo e epílogo. É um cineasta de uma imensa habilidade, mas há um Spielberg que não volta mais: o da pulsão de "Um Assassino Pelas Costas" ou de "Tubarão"; o da fábula de "Encontros Imediatos do Terceiro Grau", ou o do divertimento puro de "1941- Ano Louco em Hollywood" e das aventuras de Indiana Jones.
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