Os santos festejam-se com Fado no Castelo

  • Carlos do Carmo, Carminho e Camané levam o fado ao Castelo para festejar os santos ao som de guitarras e outras sonoridades. Cada qual vai acompanhado por um convidado e, para que a celebração seja completa, as entradas são gratuitas.

    Nem só com arraiais e sardinha assada se festejam os santos. À alma portuguesa podem ir buscar-se outras inspirações e tornar a celebração popular uma homenagem ao nosso fado. É isso precisamente que vai acontecer nas noites de 14, 15 e 16 de Junho no Castelo de São Jorge, em Lisboa, às 22 horas, pelas vozes de Carlos do Carmo, Carminho e Camané, respectivamente. Os concertos integram o programa das Festas de Lisboa e contam com curadoria do Museu do Fado. As entradas são livres mas implicam levantamento de bilhete no dia do próprio espectáculo.

    14 de Junho – Carlos do Carmo convida Antonio Serrano

    O primeiro dos três concertos junta uma das maiores vozes do fado – a de Carlos do Carmo – ao talento de um dos melhores harmonicistas do mundo – o espanhol Antonio Serrano. Esta não é a primeira vez que Carlos do Carmo convida Antonio Serrano a partilhar consigo o palco – o mesmo já acontecera em 2012, no Cascais Music Festival, ou em 2013, quando o fadista celebrou 50 anos de carreira rodeado de amigos num concerto realizado no Centro Cultural de Belém. Esta noite, ambos voltarão a confirmar porque é que são, cada qual na sua arte, músicos únicos, génios amplos e irrepetíveis.

    15 de Junho - Carminho convida Filipe Cunha Monteiro

    Quem também tem um percurso firmado em colaborações com talentos oriundos de outras sonoridades é a fadista Carminho, que sobe ao palco na noite seguinte na companhia de Filipe Cunha Monteiro. Depois de anos integrado em projectos com nome de outros artistas – Rita Redshoes, Paulo Furtado (The Legendary Tigerman), David Fonseca, António Zambujo ou Márcia - Filipe Cunha Monteiro iniciou, em 2017, um percurso a solo com o projecto Tomara. Favourite Ghost é o nome do primeiro álbum deste músico, compositor, realizador e cantor.

    16 Junho - Camané convida Laurent Filipe

    Para encerrar a edição deste ano de Fado no Castelo, o aclamado Camané actuará ao lado do trompetista e compositor Laurent Filipe. Conhecido pela vertente jazzística, Laurent Filipe tem vindo a consolidar a carreira não só como líder das suas próprias bandas, mas também actuando como sideman em diversos clubes e festivais de jazz nos EUA e Europa. Recebeu diversos prémios internacionais como músico de jazz e do seu currículo constam outros privilégios de que poucos se podem orgulhar, como o facto de ter participado em sessões com figuras emblemáticas como Jimmy Mosher, Aldo Romano, Tete Montoliu, Maceo Parker ou Walter Perkins.

    Na noite de 16 de Junho, Laurent Filipe emprestará o seu jazz à voz de Camané, um dos fadistas mais reconhecidos a nível nacional e internacional, famoso por temas como Sei de um rio, Complicadíssima Teia ou Senhora do Livramento, entre muitos outros. Em Agosto de 2017, Camané foi um dos cantores a juntar-se à lista de grandes nomes já galardoados com o Prémio Tenco, nomeadamente, Leo Ferré, Jacques Brel, Joni Mitchell, Leonard Cohen, Patti Smith, Tom Waits, Caetano Veloso, Chico Buarque, Sérgio Godinho, José Mário Branco?ou Dulce Pontes, entre outros.

    Diversas ambiências, inspirações e influências cruzadas com o fado estarão no palco montado no Castelo de São Jorge, em três noites consecutivas, provando que este é um género musical que pode estar – e está - em constante transformação e inovação.