Moreirense e Beira-Mar despromovidos

Derrotas na última jornada frente a "águias" e "leões" ditam descida de Moreirense e Beira-Mar à II Liga.

Foto
Moreirense não conseguiu assegurar a manutenção frente ao Benfica Rui Farinha

O Olhanense conseguiu escapar à despromoção. A equipa algarvia empatou em casa com o Marítimo, a zero, e somou o ponto necessário para ultrapassar na classificação o Moreirense, que perdeu com o Benfica por 3-1. O Beira-Mar, que nesta desta edição da I Liga foi “lanterna-vermelha” em 13 jornadas, também desce.

A equipa de comandada por Costinha perdeu em Aveiro com o Sporting, por 1-4. O Beira-Mar estava obrigado a vencer os “leões”, mas só aos 70’ conseguiu marcar, por Rúben Ribeiro, quando já perdiam por 3-0. Os aveirenses ficaram assim em último lugar, com 23 pontos, e regressam à II Liga após três temporadas no principal escalão do futebol português.

O Moreirense, que ficou no penúltimo lugar da tabela, ainda acalentou a esperança da manutenção. A equipa de Moreira de Cónegos começou o jogo na Luz a ganhar, com um golo de Vinicius a fechar a primeira parte. Mas o Benfica deu a volta ao resultado na segunda parte, deixando o Moreirense com uns insuficientes 24 pontos, atrás do Olhanense.

Em Olhão, a tarde foi emotiva. Não só por o Olhanense ter partido em desvantagem para esta jornada – apesar de ter os mesmos pontos do Moreirense –, mas também por ter tido a despromoção como certa até aos 80’, quando Lima marcou para o Benfica. Ainda assim, o 0-0 com que acabou o jogo com o Marítimo manteve a equipa treinada por Bruno Saraiva na corda-bamba mesmo até ao final (e o Benfica também só confirmou a vitória aos 93’).

O V. Setúbal e o Gil Vicente conseguiram garantir a manutenção apesar de ambos terem perdido. O Vitória recebeu e perdeu com o Sp. Braga por 0-1. Ficou com os mesmos 26 pontos, em 12.º. Os gilistas perderam com o Estoril, em Barcelos, por 1-3, e ficaram com 25 pontos, a mesma pontuação do Olhanense, em 13.º.

O Belenenses e o Arouca são os emblemas que conseguiram a promoção à I Liga. Os arouquenses vão mesmo estrear-se entre os grandes em 2013-14.

Sugerir correcção
Comentar