Funeral de Margaret Thatcher com honras militares

Cerimónias serão idênticas às realizadas aquando da morte da princesa Diana.

Foto
Uma das últimas aparições públicas da antiga primeira-ministra Leon Neal/AFP

A antiga primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, terá direito a um funeral com honras militares, semelhante aos organizados aquando da morte da princesa Diana e da rainha-mãe, anunciou o Governo britânico.

A Dama de Ferro, como ficará conhecida para a história, morreu nesta segunda-feira, aos 87 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral, após mais de uma década em que foi limitando as suas aparições em público devido à degradação do seu estado de saúde.

“Downing Street está em condições de anunciar que, com o consentimento da rainha, Lady Thatcher terá uma cerimónia fúnebre com honras militares”, anunciou um porta-voz do Governo britânico, explicando, assim, que não haverá um funeral de Estado. Estas cerimónias estão reservadas aos monarcas, mas em 1965 a rainha Isabel II concedeu o privilégio ao antigo primeiro-ministro Winston Churchill.

O funeral de Thatcher vai decorrer na Catedral de São Paulo, em Londres, em data a anunciar, e o corpo será, em seguida, cremado numa cerimónia privada.

Em Downing Street, sede do Governo britânico, a bandeira britânica foi colocada a meia haste.
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar