Observatório nacional do planeamento urbano criado em Aveiro

A avaliação de programas, projectos e planos na área do planeamento urbano e ordenamento do território é o objectivo de um novo observatório nacional, com sede em Aveiro, criado pela Associação Portuguesa de Planeadores do Território (Appla).

O Observatório Permanente de Urbanismo e Ordenamento do Território deverá ser apresentado durante o V Encontro Nacional de Planeadores do Território, que decorre nos dias 23 e 24 deste mês, na Universidade de Aveiro.

Pedro Silva, da direcção executiva do observatório, disse à Lusa que o arranque formal está previsto para o mês de Junho.

Inicialmente, o novo observatório deverá acompanhar a revisão, realizada pelas autarquias, dos Planos Directores Municipais (PDM), para "que não se cometam erros como no passado com os PDM da primeira geração", realçou Pedro Silva.

Toda a informação sobre urbanismo e planeamento em Portugal será canalizada para o observatório, instalado no Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro, que procederá à sua sistematização, análise e gestão.

O registo do trabalho realizado será publicado regularmente num anuário e a discussão alargada desta temática irá acontecer em quatro encontros nacionais por ano.

Nesta fase, o observatório mantém parcerias com as universidades de Aveiro, Porto, Minho, Beira Interior e Lusófona de Lisboa e com associações profissionais, nomeadamente a Associação dos Urbanistas Portugueses e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses.

As parcerias já firmadas incluem ainda as Comissões de Coordenação das Regiões Centro e Norte, estando ainda prevista a ligação com outros observatórios europeus.

Sugerir correcção
Comentar