Adiada visita do provável sucessor do patriarca da Igreja Ortodoxa russa a Portugal

Foto
Alexis II, o patriarca de Moscovo, morreu hoje, aos 79 anos Alexander Natruskin/Reuters (arquivo)

A visita a Portugal do metropolita Kirill, número “dois” da Igreja Ortodoxa Russa até à morte do patriarca Alexis II, que estava prevista para a próxima semana, foi adiada e não tem ainda nova data marcada, soube o PÚBLICO junto de fonte oficial da embaixada russa em Lisboa.

Responsável pela secção de relações exteriores do Patriarcado de Moscovo, o metropolita Kirill é apontado como um dos nomes mais prováveis à sucessão de Alexis, de acordo com a imprensa russa de hoje, citada pelas agências internacionais.

A concretizar-se a visita, Kirill, metropolita das cidades de Smolensk e Kalininegrado, seria o primeiro alto responsável da ortodoxia russa a estar em Portugal.

A partir de segunda-feira, o roteiro da visita previa deslocações ao Porto, Faro e Lisboa. Várias celebrações litúrgicas e encontros com as comunidades ortodoxas (na maioria, compostas por imigrantes a trabalhar em Portugal) estavam marcados, a par de audiências com autoridades do Estado e com responsáveis da Igreja Católica.

No dia 14, a visita terminaria com a celebração da divina liturgia (nome dado pelos ortodoxos à eucaristia), na capela ortodoxa da Boa Nova, em Lisboa. A nova data não está ainda prevista.

Sugerir correcção
Comentar