Luís Filipe Menezes abandona liderança do PSD

Foto
Luís Filipe Menezes foi eleito em eleições directas em 2007 DR

Luís Filipe Menezes demitiu-se hoje à noite da presidência do PSD. O líder dos sociais-democratas convocou eleições directas antecipadas para o dia 24 de Maio e afirmou que não se vai candidatar.

“Em todas as circunstâncias do passado decidi quando entrava e quando saia. Assim, como líder do PSD, eleito a 28 de Setembro, e assumindo todas as responsabilidade deste gesto, vou solicitar ao Conselho Nacional na próxima semana que convoque eleições directas para o próximo dia 24 de Maio”, afirmou Menezes numa conferência de imprensa na sede do PSD, em Lisboa, onde os jornalistas não tiveram direito a fazer perguntas.

Luís Filipe Menezes informou que não se vai candidatar nas próximas directas. “Não estou na corrida. É chegada a hora de ver os críticos de sempre nessa batalha pelo voto dos militantes. Que tenham coragem em nome do PSD. Não há neste momento nenhum motivo para desculpas. Todos aqueles que durante estes meses indiciaram que poderiam ser bons líderes, bons candidatos a primeiros-ministros, está na altura de mostrarem que são carismáticos, mobilizadores, que têm ideias e que conseguem convencer as bases dos PSD, os portugueses”, afirmou.

"Reconheço que não consegui vencer estas contrariedades [críticas internas no partido] e assumo a inteira responsabilidade. Para mim chega, basta", sublinhou ainda.

A conferência de imprensa teve lugar no mesmo dia em que o deputado Aguiar Branco declarou, em entrevista à revista "Visão", que pretendia desafiar Luís Filipe Menezes na liderança do partido, garantindo ainda estar disponível para tentar derrotar José Sócrates nas legislativas de 2009.

Na mesma entrevista, Aguiar Branco defendeu que, até ao final do ano e para não definhar, o PSD deveria ter um congresso e uma nova eleição para a liderança do partido.

“O país está a ir por um caminho perigoso e necessita de um PSD que não tenha que pedir um favor para existir. Sendo político, também sou médico, que jurou lutar pela vida e esta forma de agir não tem nada a ver comigo. Eu nunca matei pelas costas”, disse o ainda líder do PSD, em reacção aos ataques internos de quem sido alvo nos últimos dias.

Regresso a Vila Nova de Gaia

Luís Filipe Menezes fez questão de agradecer a todos aqueles que o apoiaram e apelou à participação “em massa no debate que se vai seguir". "Incentivo-os a continuarem a lutar pelos seus direitos que têm como militantes puros e combativos do partido. Eu prometi-lhes restituir-lhes o poder. Ficaria triste de ver que esse poder lhes pudesse agora ser de novo usurpado”, disse adiantando que vai continuar o mandato em Gaia, cidade onde se sente "estimado e motivado”.


“Espero que o PSD ainda possa vencer o engenheiro José Sócrates em 2009. Como militante de base vou continuar com essa luta”, acrescentou Menezes.

Luís Filipe Menezes foi eleito presidente do PSD nas eleições directas de 28 de Setembro de 2007 e é presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, desde Janeiro de 1998.

Sugerir correcção
Comentar