Museu de Arte Contemporânea de Elvas abre sexta-feira

Foto
O novo museu vai ser dirigido pelo crítico de arte João Pinharanda Daniel Rocha/PÚBLICO (arquivo)

O Museu de Arte Contemporânea de Elvas abre as portas na sexta-feira, numa cerimónia presidida pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima. O novo espaço vai funcionar no antigo hospital da cidade, que foi adaptado para o efeito, num investimento de 2,7 milhões de euros.

A vereadora da câmara de Elvas Elsa Grilo adiantou que o novo espaço museológico, destinado a valorizar o património cultural da cidade, vai ser inaugurado às 19h00, com a presença de entidades portuguesas e espanholas, galeristas e artistas plásticos. O Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) é o quarto espaço museológico da cidade.

Elsa Grilo explicou que a exposição permanente do museu tem como base a colecção particular do elvense António Cachola, que inclui obras de arte contemporânea dos principais artistas portugueses. "Como esta colecção inclui cerca de 400 obras de arte contemporânea, durante um ano vão decorrer várias exposições temporárias para mostrar toda a colecção", acrescentou.

Depois da apresentação da colecção de António Cachola, as mostras de carácter temporário passam a integrar sobretudo obras de outros coleccionadores e de outros museus. "O município não se vai cingir a ter este espaço museológico preenchido apenas com a colecção do dr. António Cachola", garantiu a vereadora.

A câmara de Elvas, adiantou a autarca, "vai ter a sua própria política de aquisições, para ter, a pouco e pouco, a sua colecção de arte contemporânea, que permita garantir o futuro do museu".

O novo museu vai ser dirigido pelo crítico de arte João Pinharanda.

O município de Elvas apresentou já uma candidatura ao Instituto Português dos Museus para que o MACE seja integrado na rede portuguesa de museus.

Sugerir correcção
Comentar