Luís Marques Mendes é o novo líder do PSD

Foto
Marques Mendes conseguiu uma vitória menos folgada do que a inicialmente prevista André Kosters/Lusa

Luís Marques Mendes foi hoje eleito líder do PSD no XXVII Congresso do partido, a decorrer em Pombal, obtendo mais 116 votos do que Luís Filipe Menezes.

A lista apresentada por Marques Mendes para a Comissão Política Nacional obteve, assim, uma vitória menos folgada do que a inicialmente esperada, conquistando 56,6 por cento dos votos (497), ao passo que a lista liderada por Menezes conquistou as preferências de 44,4 por cento dos delegados (381).

Os vice-presidentes de Marques Mendes são José Eduardo Azevedo Soares, Paula Teixeira da Cruz, Arlindo Cunha, Carlos Encarnação, Isabel Damasceno e Pedro Passos Coelho. O novo secretário-geral do PSD é Miguel Macedo, que sucede a Miguel Relvas.

Manuela Ferreira Leite, encabeçando uma lista proposta por Marques Mendes, foi eleita presidente da Mesa do Congresso, com 549 votos, contra os 316 obtidos pela lista proposta por Menezes e que tinha como "número um" o ex-presidente da Portugal Telecom Luís Todo-Bom.

Para o Conselho Nacional do partido, Marques Mendes elegeu apenas 19 elementos, não conseguindo obter a maioria no órgão máximo entre congressos, composto por 55 membros, noticia a Lusa. Menezes conseguiu eleger 11 conselheiros, sendo os restantes 25 lugares divididos pelas restantes 14 listas apresentadas a votação.

Para o Conselho de Jurisdição Nacional, a lista apresentada pelo candidato vencedor, chefiada por Guilherme Silva, conseguiu eleger cinco membros, enquanto Menezes elegeu três conselheiros e a terceira lista apresentada ao congresso preencheu o último lugar disponível, adianta a mesma fonte.

Decorre ainda o escrutínio dos votos relativos às 36 moções de estratégia apresentadas ao Congresso.

A sessão de encerramento do congresso social-democrata decorre esta tarde, altura em que Marques Mendes falará aos delegados, já na condição de novo líder do partido.

Sugerir correcção
Comentar