Violência no desporto

Todos os tópicos

O jogo deu o título nacional de juvenis ao Benfica, mas ficou marcado sobretudo pelos incidentes no final da partida: empurrões, agressões entre jogadores e outros elementos das duas equipas e provocações.

  • O jogo deu o título nacional de juvenis ao Benfica, mas ficou marcado sobretudo pelos incidentes no final da partida: empurrões, agressões entre jogadores e outros elementos das duas equipas e provocações.

  • Três adeptos portistas invadiram o campo. Um do Benfica injuriou elemento policial. E um quinto adepto foi detido ainda antes do encontro.

  • 1. Quinta-feira, o Conselho de Ministros aprovou uma proposta de lei que estabelece o regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espectáculos desportivos, de forma a possibilitar a realização dos mesmos com segurança. Reza o comunicado oficial, entre outros aspectos, que a proposta promove uma maior responsabilização dos promotores dos espectáculos desportivos, agravando-se o regime sancionatório, nomeadamente pela possibilidade de recurso à punição directa, solução que é decalcada das melhores práticas internacionais. Revêem-se as responsabilidades individuais dos adeptos e as regras relativas à possibilidade da interdição de acesso a recintos, bem como o regime aplicável aos grupos organizados de adeptos e à sua relação com os clubes, associações e sociedades desportivas. Esta

  • 1. A violência nua e crua. Das agressões a árbitros aos "distúrbios" provocados por espectadores. Esta realidade surge agora embrulhada numa discussão tendo por base um diploma sobre o regime de policiamento de espectáculos desportivos. É uma desculpa para fugir à assunção das responsabilidades públicas e privadas, estatais e associativas.