Durante uma saída de campo ao delta de Mekong, no Vietname, um grupo de cientistas reparou num pequeno peixe a nadar à superfície da água numa zona de pouca corrente. Viram que tinha uma mancha branca e brilhante na cabeça e por isso decidiram apanhá-lo. Já no laboratório, perceberam que tinham em mãos um peixe estranho: o pénis era na cabeça, por baixo da garganta.

  • Durante uma saída de campo ao delta de Mekong, no Vietname, um grupo de cientistas reparou num pequeno peixe a nadar à superfície da água numa zona de pouca corrente. Viram que tinha uma mancha branca e brilhante na cabeça e por isso decidiram apanhá-lo. Já no laboratório, perceberam que tinham em mãos um peixe estranho: o pénis era na cabeça, por baixo da garganta.

  • As forças australianas integradas na missão internacional no Afeganistão viveram nas últimas 24 horas as piores perdas em combate com a morte de cinco soldados, o que forçou a primeira-ministra, Julia Gillard, a regressar antecipadamente a Camberra interrompendo a sua participação numa cimeira de líderes do Pacífico.

  • Segundo uma lista divulgada pela Fundação Mundial para a Protecção da Vida Selvagem (WWF), o Vietname é o país que menos cumpre as medidas de prevenção do comércio ilegal de animais selvagens. Esta tabela foi apresentada esta segunda-feira, em Genebra, na reunião bianual da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas (CITES).

  • O realizador português Miguel Gonçalves Mendes e os escritores brasileiros Tatiana Salem Levy e João Paulo Cuenca viajaram até ao Extremo Oriente para uma troca de experiências com artistas e pensadores de Macau, Hong Kong, Vietname, Cambodja e Tailândia. Desse contacto, que surgiu depois dos 3 autores terem sido convidados a estar presentes no 1º Festival Literário de Macau - Rota das Letras, nascerá a série de vídeos “Nada tenho de meu”, descrita pelos seus autores como “uma mistura de caderno de viagens e ficção” que o Público Online começará a publicar a partir desta quinta-feira.

  • O rinoceronte de Java, espécie criticamente ameaçada, está extinto no Vietname, confirmaram hoje organizações conservacionistas. A sobrevivência da espécie depende agora de apenas 50 animais na Indonésia.

  • O aparecimento de uma nova estirpe mutante do vírus H5N1 no Vietname está no centro das preocupações da agência da ONU para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Em Portugal a Direcção-Geral de Veterinária (DGV) garantiu nesta segunda-feira que as últimas análises a aves selvagens não deram conta de casos positivos de gripe aviária no país.