A regra do jogo

a Que bom que é poder ver um programa televisivo de debate político cordial e reflectido, onde a proverbial partidarização, por uma vez, fica de fora e onde se dizem coisas sensatas de maneira civilizada - falo, evidentemente, de A Regra do Jogo, a emissão quinzenal da SIC Notícias onde António Barreto e José Miguel Júdice discutem os assuntos do momento sob o olhar de António José Teixeira. O que já não percebo, sinceramente, é aquele cenário vermelho e branco cheio de "ruído visual" que faz tudo menos o que devia fazer (dirigir a atenção para os convidados), nem a luz que quase parece coada ou filtrada que quase cria uma aura à volta dos debatentes. Por outro lado, gostei do ar quase displicente com que a câmara apanhou Barreto e Júdice no início da emissão de terça-feira, ambos com um ar de quem tinha coisas melhores que fazer do que estar ali - que desapareceu imediatamente assim que começaram a falar e se percebeu o outro olhar que eles têm sobre os assuntos do momento. Fossem todos assim (mas com cenários melhores)...

http://blogs.publico.pt/aminhatvjorge.mourinha@gmail.com
Cinema

Lady ChatterleyTítulo original: Lady Chatterley
Realizador: Pascale Ferran
Actores: Marina Hands, Jean-Louis Coullo"ch, Hippolyte Girardot
BEL/FRA/GB, 2006, 158 min.
TVC3, 22h00
Uma adaptação do romance erótico de D.H. Lawrence por Pascale Ferran e um dos grandes vencedores dos Césares franceses de 2007, incluindo melhores filme, argumento adaptado e actriz (Marina Hands). Lady Chatterley é a história de Constance, uma jovem obcecada com o seu casamento e o sentido do dever. Mas, quando o marido regressa da guerra paralisado da cintura para baixo, Constance encontra refúgio na cabana do guarda-caça do castelo de quem se torna amante.

Signs - Sinais [Signs]TVC1, 21h00
Um filme inquietante de M. Night Shyamalan (O Sexto Sentido, O Protegido). Nos anos 70, apareceram sinais nos campos - grandes formas geométricas de origem desconhecida. Serão obra improvável de humanos ou serão marcas extraterrestres? Tudo aquilo em que Graham Hess (Mel Gibson) acredita é posto em causa quando nos seus campos aparecem estes sinais.

Mar de Chamas [Backdraft]Hollywood, 21h30
A partir da rivalidade entre dois irmãos (William Baldwin e Kurt Russell), que integram a mesma corporação, e de uma série de incêndios suspeitos, Ron Howard realiza este filme sobre a luta diária dos bombeiros. Uma grande produção, marcada por um elenco de luxo no qual se destacam ainda Robert De Niro, Donald Sutherland ou Rebecca De Mornay. Galardoado com os Óscares de melhores efeitos visuais, de som e efeitos sonoros.

Quo Vadis [Quo Vadis]RTP1, 00h00
Um clássico associado a este período de Páscoa baseado no romance de Henryk Sienkiewicz, prémio Nobel da Literatura em 1905, que foi transformado pelos estúdios da MGM numa das mais extravagantes produções da história de Hollywood. É o retrato da decadência da Roma de Nero e do crescimento do Cristianismo. Marcus Vinicius (Robert Taylor) é o comandante militar romano que se apaixona por Lygia (Deborah Kerr), convertida recentemente ao Cristianismo, e que entra em ruptura com o imperador.

Desporto

Futebol: Valência - BarcelonaSportTV1, 19h40
Transmissão, em directo, do jogo da segunda mão das meias-finais da Taça do Rei. No jogo da primeira-mão, em Campo Nou, registou-se um empate a uma bola. A equipa da casa, orientada pelo antigo treinador do Benfica, Ronald Koeman, ocupa um modesto 11.º lugar na Liga Espanhola e tem nesta prova uma oportunidade de salvar a época.

Basquetebol: NBASportTV1, 00h30
Os Dallas Mavericks defrontam os Bóston Celtics.

Ténis: Masters SeriesSportTV2, 20h00 às 22h10
Prossegue o Torneio de Indian Wells, Estados Unidos.

Fórmula 1: Grande Prémio da MalásiaSportTV2, 02h00 às 03h50
Transmissão, em directo, dos treinos livres da segunda prova do Campeonato Mundial.

Patinagem Artística: Campeonato do MundoEurosport, 12h00 às 16h15
Transmissão, em directo, de Gotemburgo, Suécia, dos Campeonatos Mundiais de Patinagem Artística, que se realizam até dia 23 de Março.

Natação: Campeonato EuropeuEurosport, 17h15 às 19h00
Transmissão, em directo do 29º Campeonato Europeu em Piscina Olímpica, na cidade holandesa de Eindhoven.
Documentários

Queen, a História de Bohemian RhapsodyBiography Channel, 21h00/03h00
Este é um estudo da canção Bohemian Rhapsody do grupo Queen, no qual se examina uma breve história da banda, o estúdio de gravação Monmouth Studios, em Gales, a própria gravação da canção, o single, o vídeo, as tabelas da canção nas listas de êxitos, o seu significado, diversos factos e eventos depois do lançamento, assim como uma compilação de imagens do Bohemian Rhapsody oriundos do vídeo promocional, entre outros aspectos.

Guerras Santas: Em Nome de AláCanal História, 15h00/23h00
O primeiro capítulo de hoje é dedicado ao Islão, cujo crescimento, a partir do momento em que Maomé organizou em Medina, em 622, uma comunidade de fiéis suficientemente forte para unificar toda a Arábia, tem sido imparável. Depois deste documentário vai para o ar, às 15h30, Em Nome de Cristo, dedicado às Cruzadas.

Cristão Contra CristãoCanal História, 16h00/00h00
A corrupção, o vício e um declínio geral das normas morais da Igreja, foram as razões que levaram o monge alemão Martinho Lutero a inspirar a Reforma protestante. A reacção da Igreja foi a Contra-reforma, com a qual se produziu uma divisão entre católicos e reformistas. Este desejo de uma forma melhor de cristianismo provocou a maior catástrofe que devastou a Europa: a Guerra dos Trinta Anos. Durante este período, a Europa perdeu metade da sua população.

Judas: Amigo ou Traidor?Canal História, 17h00/01h00
Um dos doze apóstolos, Judas fazia parte dos escolhidos. No entanto, em troca de 30 moedas de prata, Judas Iscariote voltou-se contra o seu mestre e seu amigo mais querido. Historiadores, psicólogos, teólogos e estudiosos religiosos têm investigado a infância de Judas, a sua relação com Jesus e a transcendental decisão que o caracterizaria ao longo dos séculos. Neste documentário dá-se a conhecer este homem, cujo nome se converteu num sinónimo para "traidor".

Os Enigmas das Escrituras Sagradas: O Êxodo National Geographic, 20h05
Uma investigação científica das dez pragas do Egipto e da separação das águas do Mar Vermelho que tenta averiguar se a história bíblica do Êxodo tem uma base real.

Séries

Dead ZoneFOX, 16h55
Baseada nas personagens e no argumento de um best-seller do mestre do suspense Stephen King, Dead Zone é um thriller psicológico que combina fenómenos paranormais e acção, enquanto um homem busca incessantemente pela justiça. Estreia da terceira temporada da série com Anthony Michael Hall e Nicole de Boer, entre outros.
Sem Escrúpulos
TVI, 00h50
Depois de Tom fazer um grande espectáculo para chamar a atenção, Patty pede-lhe para ele usar a sua ligação com Ellen para saber o que ela aprendeu com Katie Connor sobre Arthur Frobisher. Quando Ellen diz a Katie que vai contar a história a Patty, Frobisher constata que o impopular caso poderia colocá-lo, a ele e à sua mulher, numa desagradável situação, caso Katie cooperasse.

OssosRTP2, 22h40
Depois de examinar o esqueleto de uma criança, fica claro para Booth e Brennan que este não é um caso normal. Quando eles descobrem que a causa da morte aponta para um serial killer que está no corredor da morte, Booth interroga o suspeito mas não chega a nenhuma conclusão. Até que encontra uma pista que a leva até ao corpo de outra vítima.

SocorroSIC, 01h15
Tommy pede ajuda ao seu primo para tentar compreender as visões bizarras que tem tido. A corporação tenta ajudar Laura a perceber a essência da camaradagem masculina.

Infantil

SupertrampPanda, 16h30
Chung-I Fly (uma pomba oriental), Paulov (uma ratazana do leste europeu) e Ramón (uma barata caribenha) liderados por um gato preto e pulguento chamado Tano, formam um grupo de deserdados que sonham com sair da miséria na qual a sua natureza os condenou a viver. Mas tudo muda numa fria noite de Natal, quando Nora, uma gata snob e arrogante, cai acidentalmente do camião das mudanças que a transportava para a sua nova casa. O grupo de marginais rapidamente descobre que é oferecida uma grande recompensa para devolver Nora à sua casa sã e salva...

Entrevista

Grande Entrevista - Luís MartinsRTP1, 21h00
Judite de Sousa convida o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão, o médico Luís Martins.

Rádios

Pessoal e... transmissívelTSF, 19h10
Mayra Andrade, a mais nova revelação da música de Cabo Verde, é a convidada de Carlos Vaz Marques.

Estado do DiaRádio Clube, 22h00
Alexandre Honrado recebe a sexóloga e terapeuta familiar Marta Crawford, que fala sobre a importância do sexo e a falta de amor que existe na actualidade.

Sugerir correcção