Yahoo impede utilizadores de verem e-mail se tiverem a publicidade bloqueada

Empresa exige retirada de bloqueio para que a caixa de entrada de mensagens fique acessível.

Foto
Karen BLEIER/AFP

A Yahoo confirmou que está a impedir alguns dos utilizadores do seu serviço de e-mail de acederem às suas contas enquanto tiveram activado software para bloquear publicidade.

Esta semana surgiram informações de que alguns utilizadores norte-americanos com e-mail Yahoo tentaram aceder ao seu correio electrónico e apenas lhes foi permitido abrir uma mensagem a pedir que desactivassem o software anti-anúncios que tivessem instalados nos seus dispositivos para poderem ver o seu correio electrónico.

Ao Washington Post, uma porta-voz da empresa afirmou que se tratava de um teste que estava a ser realizado “para um pequeno número de utilizadores do e-mail Yahoo”. “No Yahoo estamos continuadamente a desenvolver e a testar novas experiências de produtos”, afirmou a responsável.

A decisão do Yahoo poderá estar relacionada com o crescente número de utilizadores de software de bloqueio de publicidade, por a considerarem intrusiva ou inconveniente. Mas existem outras razões que têm vindo a ser apontadas para impedir a entrada de anúncios. Entre elas a poupança de bateria do equipamento usado e da quantidade de dados usada, ou ainda evitar que o utilizador seja seguido online pelos anunciantes.

Recentemente, a Apple actualizou o seu sistema operativo iOS para permitir que fossem instalados bloqueadores de anúncios nos seus aparelhos, apesar de estes não removerem a publicidade da própria Apple que surge nas suas apps.

Já o Google avançou com um versão paga do YouTube, que permite aos utilizadores removerem a publicidade do serviço de streaming de vídeo durante o mês gratuito de teste.

No caso do Yahoo, não existe qualquer indicação nas políticas da empresa que não é permitido o uso de software de bloqueio, mas, por outro lado, os seus utilizadores devem concordar com a norma de que o Yahoo pode incluir anúncios e que estas são necessários para a empresa fornecer os seus serviços.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários