Windows Phone é o que mais cresce e alcança terceiro lugar

Sistema da Microsoft ultrapassou os BlackBerry, segundo números da analista IDC.

Foto
Rede utilizava comercialização de telemóveis para burlar o Estado Reuters

No primeiro trimestre do ano, o sistema operativo Windows Phone cresceu 133% face ao mesmo período de 2012, alcançando uma quota de 3,2% do mercado global de smartphones.

Os números, divulgados pela analista IDC, dão à Microsoft o terceiro lugar na tabela das plataformas para smartphones, em parte devido a uma descida acentuada dos BlackBerry, que antes ocupavam aquela posição, com uma quota de mercado de 6,4%, que encolheu para os 2,9%.

A distância para os dois lugares da frente é enorme, mas a subida ao terceiro lugar é uma boa notícia para a Microsoft (que também tem tido problemas em entrar no mercado dos tablets com o novo sistema operativo Windows) e para a Nokia, que é o fabricante que mais vende equipamentos com Windows Phone.

A marca finlandesa, que perdeu a hegemonia do sector dos telemóveis com a chegada da era dos smartphones, decidiu apostar na plataforma da Microsoft e tem introduzido no mercado uma linha vasta destes telemóveis.

De acordo com os dados da IDC, três em cada quatro smartphones vendidos no primeiro trimestre estavam equipados com Android, cujo crescimento, em termos de unidades vendidas, foi muito superior ao da Apple (79,5% contra 6,6%). A fabricante do iPhone tem uma quota de mercado de 17,3% – no primeiro trimestre de 2012 tinha 23%.

Sugerir correcção
Comentar