Windows Phone cresce 156%, BlackBerry quase desaparece

A plataforma da Microsoft equipou 9,5 milhões de telemóveis postos à venda, o que significa uma quota de 3,6% no mercado dos smartphones.

Foto
A plataforma cresceu, mas ainda tem uma presença diminuta no mercado Dado Ruvic/Reuters

O número de telemóveis com sistema Windows Phone enviados para o retalho aumentou 156% entre o terceiro trimestre do ano passado e o mesmo trimestre deste ano, de acordo com dados da analista IDC.

Mesmo com os números a dispararem, a plataforma da Microsoft equipou apenas 9,5 milhões de aparelhos postos à venda, o que significa uma quota de mercado de 3,6%. A grande maioria dos aparelhos com Windows Phone são da Nokia, cujo negócio de telemóveis a Microsoft decidiu comprar, numa aquisição que deverá estar concluída nos primeiros meses do próximo ano.

Esta subida do Windows Phone está muito acima do crescimento médio do mercado, que foi de 39,9%. Ao todo, chegaram às lojas cerca de 261 de smartphones ao longo do último trimestre, mais 79 milhões do que nos mesmos meses de 2012.

O sistema Android (que é vendido em aparelhos de várias marcas e em vários patamares de preço) conseguiram aumntar a liderança, tendo agora uma quota 81%, com o iOS, da Apple, nos 12,9% (os novos iPhone 5S e 5C foram apresentados em Setembro e, na maioria dos mercados, ficaram disponíveis apenas após o final desse mês, já no quarto trimestre do ano).

Já a BlackBerry – que fez um lançamento falhado de novos aparelhos e de uma nova plataforma no início deste ano e que andou, também sem sucesso, à procura de um comprador – quase desapareceu. A marca enviou 4,5 milhões de telemóveis para o retalho, uma quebra de 41,6%, que a deixa com 1,7% de quota de mercado.
 

Sugerir correcção
Comentar