On and off: WhatsApp já foi desbloqueado no Brasil

A empresa tem enfrentado bloqueios da justiça brasileira por se recusar a divulgar dados de utilizadores da aplicação que estão sob investigação policial.

Foto
Depois de 24 horas sem WhatsApp os brasileiros voltam a poder usar a aplicação. Francine Orr/Los Angeles Times/MCT

On and off: assim se pode descrever o estado do WhatsApp no Brasil nos últimos meses. Depois de as autoridades brasileiras terem ordenado o bloqueio da aplicação de smartphone esta segunda-feira durante 72 horas, a decisão foi revogada, cerca de 24 horas depois. A revogação chega do Tribunal de Justiça de Sergipe, por um diferente juiz, à semelhança do que tinha acontecido no anterior bloqueio. Os brasileiros, que deveriam estar sem acesso à aplicação até quinta-feira voltam a poder usar o serviço.

Segundo o jornal brasileiro Folha de São Paulo, o magistrado atendeu “a um pedido de reconsideração impetrado pelos advogados do WhatsApp”.

A recuperação do sistema deverá agora depender das cinco operadoras de telecomunicações envolvidas. A TIM, Oi, Vivo, Claro e Nextel tinham aceitado a decisão, evitando uma multa diária na ordem dos 500 mil reais (124 mil euros), mas não afastavam um recurso judicial.

Jan Koum, co-fundador e presidente-executivo do WhatsApp, garantiu esta terça-feira que a aplicação não guarda o histórico de mensagem dos seus utilizadores e acrescentou que cumprir os pedidos da justiça brasileira colocaria em risco a segurança não só dos utilizadores brasileiros, mas de todos os restantes, escreve a Globo.

Na origem do bloqueio está a recusa da obediência ao pedido feito pelas autoridades à empresa detida pelo Facebook na partilha de informação sobre um grupo de tráfico de droga no Brasil que terá usado o WhatsApp, um serviço que permite mensagens instantâneas e chamadas através da Internet, nas suas comunicações.

Sugerir correcção
Comentar